Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 15 de julho de 2025

Governo lança programa para consulta de celulares furtados, roubados ou extraviados; saiba como funciona

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou, nesta segunda-feira (14), o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), para a consulta de celulares furtados, roubados ou extraviados.

De acordo com informações do InfoMoney, a medida vai impulsionar o programa Celular Seguro, que possui mais de 2,6 milhões de usuários inscritos, permitindo a identificação de qualquer tipo de restrição no dispositivo antes da compra / da revenda. 

“O cidadão tem o direito de saber se o celular que está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia para o consumidor. Com ele, a ferramenta Celular Seguro continua oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como o telefone móvel nos dias de hoje”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, na reportagem. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destaca que a ação tem o intuito de reforçar o combate à criminalidade e promover proteção ao consumidor. Para a consulta, o sistema solicita apenas o código do IMEI (identificação única do aparelho).

“Essa é uma ação que vai além da recuperação de um celular roubado ou furtado. É uma medida preventiva que protege o cliente antes mesmo de ele adquirir o telefone”, destacou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, na reportagem.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram