O jornal Financial Times, um dos principais do Reino Unido, publicou nesta terça-feira (22) um artigo intitulado “Trump, Imperador do Brasil”. Escrito pelo editor e colunista do veículo, o jornalista Edward Luce, o texto critica Donald Trump pelas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos e a tentativa de interferir no processo contra Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF).
No artigo, Luce avalia que as sanções impostas por Trump ao Brasil podem ter um efeito contrário ao que é esperado pelo presidente dos EUA, prejudicando Bolsonaro, seu aliado, e fortalecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Poucas coisas unem os eleitores em torno da bandeira nacional mais rápido do que um ataque de uma superpotência à sua economia”, afirmou o editor do jornal britânico.
O jornalista também criticou Trump pelo uso de tarifas como instrumento de pressão no processo de Bolsonaro e repreendeu a revogação de vistos de oito dos 11 ministros do STF, anunciada pelo Secretário de Estado do país, Marco Rubio, na sexta-feira (18).
“A atitude de Rubio é daquelas que nos fazem dizer ‘Macacos me mordam!’. O ex-senador construiu sua reputação defendendo os valores democráticos dos Estados Unidos e o Estado de Direito. Agora, ele está punindo o sistema jurídico de uma democracia irmã por aplicar a lei”, disse Luce
O jornalista ainda fez um paralelo entre Trump e o ex-presidente brasileiro. “A diferença é que Bolsonaro está sendo responsabilizado”, afirmou Luce. “Se hoje existe algum farol de democracia liberal no hemisfério de (Marco) Rubio, ele vem de Brasília e Ottawa. Por ora, Washington está fora.”
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram