O delegado da Polícia Civil, Gilmar Pereira Nogueira, mais conhecido como "Tingão", está no centro de uma investigação que apura a morte de oito pessoas, entre elas, três adolescentes, durante uma abordagem policial na cidade de Itatim, a cerca de 214 km de Salvador, em julho de 2023.
Natural de Santa Terezinha, a 20 km de Itatim, Tingão esteve a frente da prefeitura por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020, sempre filiado ao PSD. Em 2012, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) patrimônio de pouco mais de R$ 261 mil. Quando foi reeleito, o valor subiu para R$ 407 mil.
Nas redes sociais, o delegado é ativo, acumulando mais de 14 mil seguidores e costuma postar vídeos e declarações em apoio à atual prefeita Daiane Anjos, também do PSD. No São João deste ano, ele compartilhou registros ao lado de artistas como Léo Santana e Eduardo Costa.
Tingão foi alvo de dois mandados de busca e apreensão na última sexta-feira (11), no âmbito da Operação Sangue Oculto, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Agentes apreenderam celulares e dispositivos eletrônicos em imóveis ligados a ele em Itatim e Itaberaba.
Apesar do cerco, o delegado nega qualquer irregularidade. Em vídeo publicado nas redes sociais, afirmou estar “tranquilo”, garantiu que “tudo será esclarecido” e disse que agiu “dentro da estrita legalidade”.
Mas, de acordo com o MP, há fortes indícios de que as vítimas foram executadas, e não mortas em confronto, como registrado oficialmente. A cena do crime, segundo os promotores, também teria sido alterada pelos policiais militares envolvidos.
A suposta chacina aconteceu no dia 30 de julho de 2023, na localidade de Morro do Tigre, zona rural de Itatim. As vítimas foram duas mulheres, três homens e três adolescentes, a mais nova delas, de apenas 13 anos.
A Justiça determinou o afastamento dos PMs que participaram da operação, e o Ministério Público recolheu documentos, armas e celulares em cinco cidades: Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves.
A investigação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp).
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram