Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Evento astronômico raro deixará parte da Terra na escuridão; Saiba quando

A Terra será 'atinginda' por um evento astronômico raro nos próximos anos. Um eclipse solar total — quando a lua encobre totalmente o sol — escurecerá parte do planeta. A informação é da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa).

Mesmo com o sol possuindo um diâmetro aproximado de 1,4 milhão de quilômetros e a lua apenas 3,5 mil, o fenômeno mostrará a cobertura total do sol pela lua. Isso porque a distância entre os dois 'satélites' naturais da Terra é muito grande.

Para se ter uma ideia, a distância da lua para o sol é de aproximadamente 149,6 milhões de quilômetros, a mesma distância média da Terra para o sol. A título de comparação, a lua está a aproximadamente 384 mil quilômetros do planeta.

Eclipse do Século

Considerado o “Eclipse do Século”, de acordo com a Nasa, o evento astronômico é considerado raro e só deve se repetir, considerando o ano de 2025, daqui a 89 anos. Isso quer dizer que outro eclipse total do sol só acontecerá em 2114. A agência ainda indicou que a escuridão, que durará 6 minutos e 22 segundos, o maior desde 1991.

Outro detalhe levantado pela Nasa é que a trajetória da da sombra lunar sobre o sol e a visualização do eclipse atravassará regiões de quatro continentes.

São eles a África, a Europa, o Oriente Médio e partes da Ásia Ocidental sendo visto dos seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Egito, Espanha, Iêmen e a Líbia. Mas a visualização não para por ai. Além desses países o evento também será visto pela população de Marrocos e Somália. O detalhe é que o país que “sofrerá” mais com a escuridão do eclipse ser á o Egito que verá o evento na sua totalidade de tempo.

Os demais observarão o evento de forma parcial com apenas parte do disco soler encoberto. Toda a sombra provocada pelo eclipse levará cerca de 3 horas e 20 minutos para cruzar toda a superfície da Terra.

De acordo com a Nasa, o evento está previsto para começar às 8h26 e terminar às 11h48 (Horário de Brasília) do dia 02 de agosto de 2027. Vale lembrar que condições climáticas favoráveis, como céu limpo, serão determinantes para que ocorra a melhor observação do fenômeno nos locais supracitados.

E no Brasil?

O Brasil não será afetado por esse evento astronômico raro. Isso quer dizer que nenhuma área do país verá o sol totalmente encoberto pela lua. Esta é outra característica rara do evento já que outros eclipses solares, normalmente, podem ser vistos de outras áreas fora da faixa principal de ocorrência. Em território brasileiro, o fenômeno só poderá ser acompanhado de forma indireta, por transmissões da e cobertura internacional do “Eclipse do Século”.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram