Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Escolas podem enviar projetos para participar da II Conferência Estadual Infanto juvenil pelo Meio Ambiente

Projetos escolares de sustentabilidade estão sendo selecionados para um encontro estadual sobre o tema. Escolas públicas e particulares podem se candidatar para a II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), que acontecerá em outubro. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e devem ser feitas por meio do envio ou entrega de projetos. A conferência estadual terá como tema “Vamos cuidar de Pernambuco com Escolas Sustentáveis”, com coordenação da Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (GEDH).

Para participar, as escolas devem realizar conferências próprias para criar propostas de sustentabilidade aplicadas ao ensino. É necessário que a instituição cadastre o evento no Portal do MEC (pré-requisito). Em seguida, os projetos desenvolvidos em um dos subtemas (“Água”, “Fogo”, “Terra” e “Ar”), devem ser encaminhados para a Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos (GEDH) da Secretaria de Educação do Estado (Av. Afonso Olindense, 1513, Várzea, CEP 50.810-000), contendo duas a quatro laudas, duas fotografias mostrando sua implantação e um suporte de mídia (vídeo, nota de áudio, entre outros) que explique o desenvolvimento da iniciativa na instituição.
“É essencial que todas as escolas já tenham realizado esse processo até o dia 30 de agosto, pois, no dia seguinte, todos os projetos desenvolvidos devem ser mandados através dos Correios para a SEE. São as conferências escolares que possibilitam que as estaduais sejam realizadas”, conta a técnica pedagógica e coordenadora da conferência, Walkyria Prado.

 
A participação na conferência escolar independe da faixa etária e toda escola pode se envolver. Contudo, para concorrer no processo estadual, é necessário que os alunos tenham de 11 a 14 anos e estudem do 6º ao 9º ano. Os participantes que desenvolverem os projetos que mais se destacarem serão escolhidos como delegados para participar da etapa estadual. Estima-se que serão escolhidos 220 delegados. Para a etapa nacional, 27 destes serão selecionados e seguirão junto com quatro representantes da Comissão Organizadora Estadual da Conferência (COE) e quatro professores para Brasília, onde a conferência será realizada em novembro.

CEIJMA - Promover diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania socioambiental nas escolas e suas comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Esse é o intuito da II Conferência Estadual InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA) prevista para ser realizada em outubro deste ano.

A conferência estadual, que tem como tema “Vamos cuidar de Pernambuco com Escolas Sustentáveis”, é coordenada pela Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (GEDH), da Secretaria de Educação do Estado (SEE), e constitui uma etapa para a realização da IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), prevista para novembro de 2013. O objetivo das conferências é o de possibilitar que projetos escolares sustentáveis sejam desenvolvidos por alunos com a orientação dos professores. Para isso, a GEDH organiza capacitações desde o ano passado para os docentes interessados na proposta, ajudando-os a buscar maneiras de auxiliar os estudantes nessa missão.

O Ministério da Educação já disponibiliza também o portal da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (conferenciainfanto.mec.gov.br/) contendo informações, notícias dos estados e links de interesse do leitor como, por exemplo, a janela “biblioteca” contendo a postagem de todo material didático orientador do processo de realização das conferências escolares (cadernos, revistas,vídeos,normas e o passo a passo da conferência escolar).

Secretaria de Educação de Pernambuco