Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aliados do governo querem fim da reeleição no plebiscito

Os partidos aliados concordam com a realização de um plebiscito para definir os termos da reforma política, mas, contrariando interesses do PT e da presidente Dilma Rousseff, integrantes de pelo menos três legendas do campo governista defenderam, nas reuniões de ontem no Palácio do Planalto, a inclusão de mais um tema polêmico: o fim da reeleição e mandato de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos. Caso haja essa pergunta seja incluída, funcionaria como uma espécie de julgamento do governo Dilma, concluíram os petistas. A ideia, já defendida pela oposição, foi lançada ontem por representantes do PMDB, do PSB e do PTB.

Outra proposta polêmica foi sugerida ontem por PT e PMDB: mudar a regra da anualidade para as questões eleitorais, reduzindo para seis meses o prazo para a vigência das normas aprovadas pela reforma política – o que arrepiou constitucionalistas no Congresso, pois essa é considerada uma cláusula pétrea.
Presidentes e líderes de nove partidos da base aliada avalizaram a ideia do plebiscito. Porém, não discutiram as perguntas que serão feitas à população. Apenas o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), defendeu um referendo. Dilma mandará suas sugestões em mensagem ao Congresso na próxima semana; os partidos vão elaborar uma proposta definitiva para ser aprovada por decreto legislativo, primeiro passo para viabilizar o plebiscito.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: O Globo