Lucas Alberto |
Thiago de Paula |
Diante das informações e de posse das características físicas dos suspeitos bem como das respectivas placas dos veículos foi montada quatro equipes de policiais federais os quais se dirigiram para os principais pontos de entrada do agreste pernambucano com vistas a fazer vigilância no sentido de averiguar a veracidade das informações bem como localizar e prender os possíveis suspeitos ou envolvidos. Após algum tempo de averiguações os três veículos foram localizados trafegando sempre um próximo do outro com quatro suspeitos sendo dois na Amarok que vinha servindo de batedor, os quais foram acompanhados de perto pelos federais. Na sequência foi montada uma barreira policial próximo ao trevo do município de Canhotinho/PE e quando os carros estavam chegando próximo do local foi determinado que os veículos diminuíssem a velocidade no intuito de efetuar uma averiguação, porém seus ocupantes desobedeceram às ordens dos policiais chegando a atirar em sua direção o que levou os policiais a revidarem a altura da ameaça sofrida, havendo confronto com troca de tiros dando-se início a uma perseguição.
Carro capotou no centro de Canhotinho |
Droga localizada dentro do tanque de combustível |
Na sequência também foi localizado o veículo Volkswagem Amarok num local mais deserto da cidade que se encontrava batido e abandonado em uma ribanceira íngreme e após várias incursões visando a prisão dos suspeitos tais criminosos não foram localizados. E como aquele local não era propício para uma averiguação no tanque de combustível dos veículos tanto as viaturas como os presos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Caruaru/PE onde após retirada dos tanques foram encontrados 58 (cinquenta e oito) tabletes de pasta base de cocaína, cujo peso bruto totalizou aproximadamente 65kg (sessenta e cinco) quilos da droga.
Terminado os trabalhos investigativos, todos receberam voz de prisão em flagrante e foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida autuados pela prática contida nos artigos 33, 35 e 40 da Lei 11.343/06 e artigo 329, 330 e 121 c/c artigo 14, inciso II do Código Penal (tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico, além de desobediência e resistência à prisão e tentativa de homicídio e, caso sejam condenados poderão pegar penas que somadas ultrapassam os 30 (trinta) anos de reclusão. Após a autuação todos submeteram-se a exame de corpo de delito no IML de Caruaru/PE e em seguida foram recambiados para o Presídio Juiz Plácido de Souza, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual. Todos os presos não colaboraram com as investigações e usaram de sua prerrogativa constitucional de permanecerem calados e só manifestarem-se em juízo.
Em seus interrogatórios LUCAS e THIAGO informaram que foram contratados em Foz do Iguaçu/PR por uma pessoa de nome não revelado para transportar a droga até o Recife/PE nos dois veículos que lhe foram entregues com a droga já acondicionada nos tanques e para isso receberia a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil) reais quando fizesse a entrega. Suas funções seriam apenas seguir os ocupantes do veículo Amarok que vinha sempre na frente servindo de batedor e informando quando havia blitz policial na rodovia para desviar de percurso. Pela forma de apresentação a droga é oriunda da Bolívia ou do Paraguai. Além da droga e dos 03 (três) veículos, também foram apreendidos 06 (seis) aparelhos de celulares, 03 (três) chips, 01 (um) GPS, 01 (um) Notebook e 01 (modem 3G). Esta é a maior apreensão de pasta base de cocaína feita pela Polícia Federal este ano no estado de Pernambuco. Até agora a PF já conseguiu apreender este ano na capital pernambucana 1.931Kg de maconha e 133 quilos de pasta base de cocaína, 3,7 quilo de cocaína e prendeu 27 pessoas sendo 19 homens, 4 mulheres e 4 menores.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Agreste Violento