Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 4 de junho de 2013

LIMOEIRO PROMETE FAZER O “ARRAIAL MAIS ARRETADO DE BOM DO INTERIOR”

Serão sete dias de festa com atrações como Ivete Sangalo, Petrúcio Amorim,
Banda Kitara e Geraldinho Lins, entre outros 
A cidade de Limoeiro promete repetir o sucesso dos quatro últimos anos e trazer o autêntico clima junino para perto da Capital, agregado a atrações de pesos nacional em uma programação que promete agitar mais uma vez o agreste pernambucano.  Consolidada como o terceiro pólo junino mais importante do interior, atrás apenas de Caruaru e Arcoverde, a cidade de Limoeiro fará em 2013 um São João ainda mais grandioso e com o sugestivo mote “O arraial mais arretado de bom do interior”. Serão sete dias de festa, entre 21 a 29 de junho, em que a cidade receberá grandes nomes da música nacional, como Ivete Sangalo e Fernando & Sorocaba, além de atrações de peso do circuito junino de Pernambuco, como Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Novinho da Paraíba e Amigos Sertanejos.

A festa também tem o toque contemporâneo dos artistas que estão em voga nas paradas locais, como a Banda Kitara, Musa do Calypso e Sheldon. A expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas prestigiem cada noite da festa, gerando uma movimentação de R$ 5 milhões, quase o dobro da edição passada, quando as cifras do comércio, movimento bancário e rede hoteleira foram de R$ 3 milhões. Hoje, a cidade dispõe cinco equipamentos hoteleiros que oferecem cerca de 600 leitos, e os visitantes ainda podem contar com o suporte da cidade de Salgadinho que conta também com dois equipamentos com capacidade de 200 leitos. “Ao todo, dispomos de 800 leitos contando com a oferta da nossa vizinha Salgadinho. Mas, os turistas ainda dispõem de opções viáveis em Feira Nova, Bom Jardim e Passira. Contudo, o próprio município já está se abrindo para novas possibilidades de hospedagem com aluguéis para o período junino em residências, que incrementam em 20% a capacidade de Limoeiro. Esta é uma tendência que vem crescendo na cidade há três anos”, destaca o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo.
O homenageado oficial do São João de Limoeiro será o forrozeiro Duão, figura tradicionalíssima na cidade, autor de um sem-número de paródias e também compositor dos hinos do Centro Limoeirense e do Clube Colombo. O principal pólo será o Parque de Exposições Emídio Cavalcanti, que concentrará os principais shows, além da cidade cenográfica, palco secundário e o quadrilhódromo. A estrutura de palco, camarins e camarotes foi montada de forma a receber as maiores atrações nacionais com conforto para equipes e convidados.
As atrações da terra terão, como de costume, espaço de destaque na programação, tanto no palco principal como no Pólo de Côco e no Quadrilhódromo. “Quando elaboramos a grade do São João sempre temos como objetivo juntar duas realidades: trazer artistas que a população quer ver e dificilmente teria condições caso os shows fossem pagos e em espaços fechados, além de prestigiar o enorme contingente de músicos da cidade e da região, que têm nesse período uma oportunidade de mostrar o trabalho para um público maior e mais diversificado”, explica Ricardo Teobaldo.
Ainda de acordo com o prefeito, o São João evolui a cada ano acompanhando os passos do município. “Limoeiro vem experimentando um ciclo de crescimento em vários setores. Não poderíamos fazer uma festa dessa magnitude se não tivéssemos uma boa estrutura hoteleira, gastronômica e de transporte. Para se ter uma ideia, mudamos o local da festa para o Parque, que fica na entrada da cidade, pois a estrutura chegou ao ponto de não caber mais dentro da área urbana. Nosso São João só fica atrás do de Caruaru, por motivos óbvios, e de Arcoverde, que tem peculiaridades bem fortes. A Fundarpe inclusive elegeu Limoeiro como o terceiro maior pólo junino do Estado em 2012″.
Conhecida como um expressivo centro produtor de artesanato, com peças de qualidade e de bom gosto, feitas com a madeira, o couro e a pedra-sabão e com manifestações culturais ricas em cores, ritmos e danças, Limoeiro está localizada a 77 quilômetros do Recife, capital de Pernambuco.
Seus engenhos de açúcar, como  Passassunga, Paraná e  Guabiraba; as edificações do século XIX do Mercado Público, da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação; e, ainda, a Igreja de Santo Antônio , que abriga a imagem do santo vindo de Portugal no início do século XX, A Serra do Redentor, a Praça da Bandeira e o povoado de Ribeiro do Mel. não podem deixar de ser visitados.
PROGRAMAÇÃO
21/06 – GERALDINHO LINS/MUSA DO CALIPSO/GABRIEL DINIZ
22/06 – LUÍS NETO E  BANDA/ NOVINHO  DA PARAÍBA/ FERNANDO & SOROCABA /SHELDON
23/06 – FORRÓ DA NOBREZA/PETRÚCIO AMORIM/AMIGOS SERTANEJOS/ BANDA KITARA
24/06 – PINGA FOGO/PAULINHO DO ACORDEON/RODRIGO REIS/AQUARÍUS
28/06 – FORRÓ NEON/DAVI MAGNATA E BANDA/CAPITAL DO SOL
29/06 – ANJOS DO FORRÓ/ FORRÓ ZUEIRA/IVETE SANGALO/ FORRÓ ALTA PRESSÃO
POLOS DE FOLIA
Atrações – Na sexta (21), a abertura do evento acontece às 21h com os shows de Geraldinho Lins, Musa do Calypso e Gabriel Diniz. No Sábado (22), a festa começa às 19h com Luís Neto e Banda, Novinho da Paraíba, a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba e Sheldon. No domingo (23), o arraial segue a partir das 19h com Forró da Nobreza, Petrúcio Amorim, Amigos Sertanejos e Banda Kitara. Na segunda (26), se apresentam a partir das 17h, Banda Pinga Fogo, Paulinho do Acordeon, Rodrigo Reis e Banda Aquários. A festividade junina volta na sexta (28), às 21h, com os shows de Forró Neon, Davi Magnata e Banda e Capital do Sol. Já no sábado (29), encerrando a programação, as apresentações começam às 17h, seguindo a ordem com Banda Anjos do Forró, Forró Zueira, Ivete Sangalo e Forró Alta Pressão.
Palco e Sonorização – Instalado em ampla área do parque de exposição, o palco principal será o “point” mais badalado dos festejos juninos de Limoeiro. Apresentará uma mega estrutura de 25 metros de comprimento para abrigar grandes atrações. Ele ainda contará com a instalação de camarins e banheiros químicos, para dar suporte aos artistas. A sonorização terá exclusivamente equipamentos digitais – oferecendo modernidade e qualidade na transmissão dos sons.
Palhoção do Zuzu do Açúcar – A área contará com 15 metros de comprimento por 10 de largura. O palhoção recebe, este ano, o nome do comerciante José Cabral de Arruda (Zuzu do Açúcar), um dos maiores incentivadores do tradicional São João da Rua da Alegria. O palhoção receberá apresentações culturais: danças de raízes, grupos de forró pé de serra, ciranda, coco, repentistas, mamulengo, coco de roda e banda de pífano.
Vila Cenográfica – Em seu quinto ano, a Vila de Poço do Pau ganhará vida. A atração se tornou parada obrigatória para registros fotográficos dos turistas. Durante várias noites, a vila estará repleta de personagens marcantes do passado e do presente da cidade Princesa do Capibaribe. A vila contará com 15 casas, cada uma com 4m², ocupando uma área de 30 metros de comprimento.
Polo das Quadrilhas – Cercado por arquibancadas, num total de 30m de comprimentos, o “Quadrilhodromo”, como foi apelidado, comportará cerca de 500 pessoas devidamente acomodadas. Pelo polo passam quadrilhas juninas, casamentos matutos e bois de caboclinhos.
Parque de Diversões – Todos os detalhes foram pensados. Para a criançada, e valorizando ainda mais o público infantil que prestigiar a festa, um parque de diversões estará montado no parque de exposições como variados brinquedos.
Polo da Rodoviária – Localizado no Terminal Rodoviário de Limoeiro, o polo tem como meta recepcionar os turistas que vem à cidade prestigiar as tradições juninas, mostrando a eles uma prévia do que será a grande festa. A chegada dos visitantes será regada ao forró pé de serra. Por lá, a personagem Gabriela do Cravo comanda a animação.
Polo do Mercado Público – Localizado no coração da cidade, o polo recebe visitantes que gostam de provar a culinária regional. Ao som do forró pé de serra, do xote e do baião, comerciantes, clientes e turistas se misturam durantes as manhãs juninas. O mercado fica localizado no Pátio da Feira, no Centro.
Praça de Alimentação – Comidas típicas e regionais, a praça oferecerá variados pratos e bebidas. Uma área do parque de exposição será reservada especialmente para comportar as lanchonetes. Com mesas e cadeiras, a praça de alimentação permitirá comodidade e segurança aos clientes que visitarem o São João de Limoeiro.
Segurança – Durante e divulgação da programação, o prefeito de Limoeiro anunciou o reforço na segurança do evento. Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran Pernambuco são órgãos de segurança e monitoramento que estão confirmados.
Sobre a Cidade de Limoeiro - De acordo com a lenda, Limoeiro foi uma Aldeia de Índios Tupis, numa região com muitos limoeiros o que justifica o nome da cidade. A história da fundação do município e a origem do seu nome, foi graças ao Padre Ponciano Coelho que teria chegado a região em meados do século XVIII para catequizar os índios. A cidade de Limoeiro está situada na Messoregião do Agreste Sentetrional de Pernambuco, margeada pela Serra do Redentor e banhada pelo rio Capibaribe. Com mais de 60 mil habitantes, hoje tem na atividade comercial a sua principal fonte de renda. Culturalmente, Limoeiro se destaca como umas das cidades de maior diversidade e versatilidade nas suas manifestações culturais, com a tradição de Clubes Carnavalescos e do ciclo junino, nos bairros da cidade e da zona rural. 
SERVIÇO:
São João de Limoeiro 2013
Quando: De 21 a 29 de junho
Informações: (81) 3628-9708
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Blog da Josélia