Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 4 de junho de 2013

Paulo Lapenda é empossado no MPPE como 17º procurador de Justiça Cível

Familiares, amigos, promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (3) para a posse do 17º procurador de Justiça Cível, Paulo Lapenda. A solenidade, ocorrida no Salão dos Órgãos Colegiados, é a primeira, faltando a posse solene perante o Colégio de Procuradores.

O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, fez a abertura dos trabalhos e explicou que normalmente a primeira posse é feita apenas no gabinete. “Como estão vindo muitas pessoas prestigiar e muitos ligaram perguntando, resolvemos empossar o novo procurador de Justiça no Salão, pois cabe mais gente que no Gabinete”, disse. 

Depois da abertura da solenidade, o procurador de Justiça empossado leu o juramento e o chefe de Gabinete, Ulisses de Araújo e Sá Júnior, fez a leitura do termo de posse. Em seguida, o procurador-geral convidou a procuradora de Justiça Janeide Oliveira para fazer a saudação ao novo membro colegiado. “Hoje, Paulo Lapenda compartilha o sentimento de que a vida se compõe de desejos e sonhos. No entanto, sua caminhada pessoal e funcional evidencia que os sonhos não se separam das lutas contínuas. Na carreira, como promotor de Justiça, teve espírito solidário e desassombrado. Em todos os espaços nos quais serviu como membro do MPPE se desincumbiu dos deveres com destacada assiduidade, objetividade, lealdade, integridade e ética. Uniu e continua ligando aspirações a uma força comprovada por meio de um trabalho resoluto e posturas firmes”, disse.

Por sua vez, Paulo Lapenda agradeceu a presença de todos, as palavras da procuradora de Justiça e em especial, à esposa, Maristela de Oliveira Simonin, assim como aos filhos e irmãos. “Poderia ter me aposentado como promotor de Justiça desde 2004 e fui convencido por minha esposa a não desistir da Instituição. Espero que agora, mudando de instância, eu continue o mesmo: uma pessoa que não leva a sério deslealdade, covardia”, afirmou, destacando ter se emocionado no dia da votação que escolheu quem ocuparia o cargo. “Estou pronto para dar continuidade ao trabalho e quero dizer que já me sinto em casa”, encerrou.

O presidente da Associação dos Membros do Ministério Público (AMPPE), promotor de Justiça Vladimir Acioli, descreveu a amizade de mais de 18 anos, dizendo que por esse motivo tem um campo de visão mais ampliado a respeito do homenageado. “Por trás desse espírito brincalhão está uma pessoa nobre, com espírito de renúncia e sentimento humano. Para a AMPPE, a promoção de Paulo Lapenda faz justiça à carreira e representa uma novidade na formação dos Órgãos Colegiados”, afirmou, acrescentando a dedicação do procurador à causa associativa.

O procurador-geral de Justiça, por sua vez, descreveu a atitude de Paulo Lapenda com relação a um membro do MPPE que recebera ameaças. “Pediu para estar junto do colega e isso me deixou muito feliz e emocionado, porque, nos momentos bons todos querem estar juntos, mas nos momentos difíceis, só os grandes querem. E Paulo Lapenda mostrou o quanto é grande e superou a nossa missão, indo além, ao ajudar o colega. Isso é grandeza e ele vem para somar”, disse.

Para Fenelon, Paulo Lapenda vai acrescentar muito ao Colégio de Procuradores. “Esse jeito de chegar junto, de brincar, sem vaidade, é a simplicidade que deve ter o Ministério Público. Temos que ter essa compreensão e nos sentir o que realmente somos: servidores públicos. Esse é o MP que queremos e que devemos ter. Exemplo de honestidade, humildade, competência e simplicidade. Esse é o promotor, procurador de Justiça de cabeça diferente que a gente quer”, conclamou.

Já o corregedor-geral, Renato Silva Filho, também destacou o jeito simples do homenageado. “Um homem simples, que tive o prazer de conviver na AMPPE e nunca mudou. É essa simplicidade e por ser essa pessoa amiga, além de ser um profissional dedicado, que fará a diferença no Colégio de Procuradores do Ministério Público”, encerrou.

Blog:O povo com a Notícia
Fonte: Blog do Assis Ramalho