Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Mais uma vez Codevasf não paga as concessionárias e o fornecimento de energia elétrica é cortado

DSC_0081DSC_0082
O fornecimento de energia elétrica dos projetos de irrigação do sistema Itaparica foi interrompido mais uma vez, as bombas foram desligadas desde às 09:00 desta terça-feira, dia (04), e não se sabe quando volta a funcionar. A novela do liga e desliga preocupa os produtores que estão com medo de ficarem com o prejuízo, isso por que nesses projetos existem muitas plantações, que não podem ficar muito tempo sem serem irrigadas.
No mês de junho foi feito um acordo entre o governo federal e as concessionárias, Celpe em Pernambuco e Coelba no estado da Bahia, de acordo com o que foi estabelecido no acordo a Codevasf ficaria responsável pelo repasse dos pagamentos. O não cumprimento do acordo por parte do governo federal obrigou as concessionárias a fazerem novos cortes, segundo informações do nosso parceiro Didi Galvão, o fornecimento só será regularizado quando a Codevasf cumprir o acordado, ou seja, pagar o que deve as empresas fornecedoras de energia elétrica para os projetos de irrigação do sistema Itaparica.
Estivemos com alguns produtores do projeto de irrigação Brígida, os mesmo estão indignados com essa novela que não tem fim. Muitos estão com cebola que não podem ficar muito sem receber água, sem falar de outras plantações como: melancia, tomate, mamão, feijão, banana, inhame e outras. Eles esperam uma solução o mais rápido possível, um deles fez a seguinte indagação. “Quem vai pagar a conta se a energia não for religada logo?
Outra preocupação é quanto a água para o consumo humano, de acordo com o que levantamos os reservatórios só tem capacidade de armazenar o liquido por no máximo 5 dias. Caso o fornecimento não seja regularizado antes desse prazo o abastecimento estará  comprometido.
Blog: O Povo com a Notícia