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terça-feira, 9 de abril de 2019

Rede Atacadão investe R$ 500 mi em cidades do interior de Pernambuco


As cidades de Carpina, Vitória de Santo Antão e Arcoverde, no interior de Pernambuco, sediarão a partir de agosto as primeiras lojas da rede Novo Atacadão – Atacado e Varejo. Parte do grupos mineiros SFA e Super Cidades, a nova rede supermercadista nasce com DNA pernambucano e é fruto de um investimento total de R$ 500 milhões, a serem desembolsados ao longo dos próximos quatro anos. Em 2019, o aporte previsto é de R$ 120 milhões. Neste ano, as primeiras lojas devem gerar um total de 4,5 mil empregos, sendo 1,5 mil diretos e 3 mil indiretos, beneficiando principalmente a população local e garantindo um aporte de R$ 120 milhões. 

A chegada da rede supermercadista foi anunciada na tarde de ontem (08) pelo presidente da rede Novo, Daniel Costa, em reunião com o governador Paulo Câmara, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), Roberto Abreu e Lima. 

Para a escolha do Estado, Daniel Costa e seu sócio, o diretor comercial Victor Bretas, fizeram um levantamento com base em indicadores socioeconômicos em mais de 50 municípios. “Eu mesmo já me mudei aqui para o Estado. A gente é do interior e sabe o que o povo do interior gosta. Sabemos das dificuldades das pessoas dessa região e, por isso, estamos pensando num trabalho diferenciado, levando tudo o que há de bom nas grandes redes para o interior, com preços acessíveis e uma maior qualidade de serviço”, afirma Daniel Costa. 

Segundo ele, além de Carpina, Vitória e Arcoverde, outro município no interior do Estado já está em fase final de negociação para receber mais uma loja ainda este ano. A primeira unidade será inaugurada em Carpina já no mês de agosto, as outras três lojas, respectivamente, serão abertas em setembro, outubro e novembro. “Nossa empresa nasce 100% pernambucana. Em princípio, iremos investir só em Pernambuco. Dos R$ 500 milhões, são R$ 120 milhões para a abertura das primeiras quatro lojas, mas o projeto para os próximos quatro anos é investir mais R$ 380 milhões para abertura de outras unidades, inclusive na Região Metropolitana e no Recife”, reforça o presidente da rede Novo. O aporte inicial, por operação, é de R$ 30 milhões, bancados com recursos próprios. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a chegada do novo empreendimento reforça a retomada do desenvolvimento econômico nos mais diversos segmentos da economia estadual. “Temos um olhar especial para o potencial econômico de cada região e estamos conseguindo levar para as cidades de médio porte equipamentos como os do Novo. Isso mostra que a gente tem atraído não só a indústria, como também os setores de comércio e serviços”, explica.

Embora os empresários sejam de Minas Gerais, a rede de supermercados Novo contará com um escritório central no Recife, com uma equipe de pelo menos 50 profissionais. Só para o escritório, foram avaliados cinco mil currículos. Já para as primeiras quatro lojas, que demandarão 1,5 mil vagas, o processo seletivo será iniciado em junho, nos respectivos municípios que receberão os empreendimentos. Nos quatro anos, a expectativa é chegar à marca de 20 lojas. 

“É uma empresa que irá investir muito no Estado, trazendo empregos sobretudo para o interior. Cada loja deve gerar mais de 300 postos de trabalho diretos, e o poder estadual tem feito sua parte ajudando em todo o processo de desburocratização. Como não se trata de um investimento industrial, não há incentivos fiscais, mas estamos colaborando no andamento do licenciamento ambiental e na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe)”, comenta o presidente da AD-Diper, Roberto Abreu e Lima.

PERFIL

As lojas da rede Novo serão construídas em terrenos de 20 mil metros quadrados, sendo 12 mil m² construídos, com 500 vagas de estacionamento por unidade. O objetivo dos investidores é casar a venda do atacado com o varejo, trazendo a expertise do grupo com a gerência de supermercados em Minas Gerais, bem como a parceria com fornecedores regionais e locais para competitividade de preços e produtos mais frescos. 

O Grupo SFA é uma empresa com sede em Belo Horizonte. Além do varejo, atua nas áreas de construção civil, gestão de shopping centers, hotéis e loteamentos de terra. Oficialmente, o SFA foi constituído em 2010, após a venda da rede de supermercado Bretas, também mineira, para o Cencosud, consórcio empresarial multinacional chileno que no Brasil compete com as redes GPA, Carrefour e Walmart. Já a rede Super Cidades, também criada em 2010, responde por cerca de 500 funcionários. Possui três supermercados em Minas Gerais, sob a marca “Mais Você”, nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Serro e Capelinha, com faturamento anual de R$ 80 milhões.

Empreendedores de origem mineira estimam geração de 1,5 mil empregos diretos ainda este ano.

Blog: O Povo com a Notícia