As cidades de Carpina, Vitória de Santo
Antão e Arcoverde, no interior de Pernambuco, sediarão a partir de agosto as
primeiras lojas da rede Novo Atacadão – Atacado e Varejo. Parte do grupos
mineiros SFA e Super Cidades, a nova rede supermercadista nasce com DNA
pernambucano e é fruto de um investimento total de R$ 500 milhões, a serem
desembolsados ao longo dos próximos quatro anos. Em 2019, o aporte previsto é
de R$ 120 milhões. Neste ano, as primeiras lojas devem gerar um total de 4,5
mil empregos, sendo 1,5 mil diretos e 3 mil indiretos, beneficiando principalmente
a população local e garantindo um aporte de R$ 120 milhões.
A
chegada da rede supermercadista foi anunciada na tarde de ontem (08) pelo
presidente da rede Novo, Daniel Costa, em reunião com o governador Paulo
Câmara, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, e
o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper),
Roberto Abreu e Lima.
Para
a escolha do Estado, Daniel Costa e seu sócio, o diretor comercial Victor
Bretas, fizeram um levantamento com base em indicadores socioeconômicos em mais
de 50 municípios. “Eu mesmo já me mudei aqui para o Estado. A gente é do
interior e sabe o que o povo do interior gosta. Sabemos das dificuldades das
pessoas dessa região e, por isso, estamos pensando num trabalho diferenciado,
levando tudo o que há de bom nas grandes redes para o interior, com preços
acessíveis e uma maior qualidade de serviço”, afirma Daniel Costa.
Segundo
ele, além de Carpina, Vitória e Arcoverde, outro município no interior do
Estado já está em fase final de negociação para receber mais uma loja ainda
este ano. A primeira unidade será inaugurada em Carpina já no mês de agosto, as
outras três lojas, respectivamente, serão abertas em setembro, outubro e
novembro. “Nossa empresa nasce 100% pernambucana. Em princípio, iremos investir
só em Pernambuco. Dos R$ 500 milhões, são R$ 120 milhões para a abertura das
primeiras quatro lojas, mas o projeto para os próximos quatro anos é investir
mais R$ 380 milhões para abertura de outras unidades, inclusive na Região
Metropolitana e no Recife”, reforça o presidente da rede Novo. O aporte
inicial, por operação, é de R$ 30 milhões, bancados com recursos
próprios.
Segundo
o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a
chegada do novo empreendimento reforça a retomada do desenvolvimento econômico
nos mais diversos segmentos da economia estadual. “Temos um olhar especial para
o potencial econômico de cada região e estamos conseguindo levar para as
cidades de médio porte equipamentos como os do Novo. Isso mostra que a gente
tem atraído não só a indústria, como também os setores de comércio e serviços”,
explica.
Embora
os empresários sejam de Minas Gerais, a rede de supermercados Novo contará com
um escritório central no Recife, com uma equipe de pelo menos 50 profissionais.
Só para o escritório, foram avaliados cinco mil currículos. Já para as
primeiras quatro lojas, que demandarão 1,5 mil vagas, o processo seletivo será
iniciado em junho, nos respectivos municípios que receberão os empreendimentos.
Nos quatro anos, a expectativa é chegar à marca de 20 lojas.
“É
uma empresa que irá investir muito no Estado, trazendo empregos sobretudo para
o interior. Cada loja deve gerar mais de 300 postos de trabalho diretos, e o
poder estadual tem feito sua parte ajudando em todo o processo de
desburocratização. Como não se trata de um investimento industrial, não há
incentivos fiscais, mas estamos colaborando no andamento do licenciamento
ambiental e na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe)”, comenta o presidente da
AD-Diper, Roberto Abreu e Lima.
PERFIL
As
lojas da rede Novo serão construídas em terrenos de 20 mil metros quadrados,
sendo 12 mil m² construídos, com 500 vagas de estacionamento por unidade. O
objetivo dos investidores é casar a venda do atacado com o varejo, trazendo a
expertise do grupo com a gerência de supermercados em Minas Gerais, bem como a
parceria com fornecedores regionais e locais para competitividade de preços e
produtos mais frescos.
O
Grupo SFA é uma empresa com sede em Belo Horizonte. Além do varejo, atua nas
áreas de construção civil, gestão de shopping centers, hotéis e loteamentos de
terra. Oficialmente, o SFA foi constituído em 2010, após a venda da rede de
supermercado Bretas, também mineira, para o Cencosud, consórcio empresarial
multinacional chileno que no Brasil compete com as redes GPA, Carrefour e
Walmart. Já a rede Super Cidades, também criada em 2010, responde por cerca de
500 funcionários. Possui três supermercados em Minas Gerais, sob a marca “Mais
Você”, nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Serro e Capelinha, com
faturamento anual de R$ 80 milhões.
Empreendedores
de origem mineira estimam geração de 1,5 mil empregos diretos ainda este ano.
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