Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 16 de dezembro de 2023

Aprovação da reforma tributária no Brasil ganha destaque na imprensa internacional

A imprensa internacional repercutiu ao longo deste sábado (16), a aprovação da reforma tributária no Brasil. O projeto foi classificado como uma “mudança drástica” e “amplamente aguardada”. 

Aprovada em duas votações na última sexta-feira (15), a reforma prevê a criação de impostos sobre bens e serviços e um imposto seletivo que visa desestimular uso de produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente.

Para a agência de notícias Reuters, a reforma tenta simplificar o “notoriamente complexo” sistema tributário do Brasil. “A tão esperada reforma, repetidamente tentada por administrações anteriores, é um pilar central dos planos [do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)] para aumentar a produtividade e o crescimento potencial da maior economia da América Latina”, diz.

Já a Bloomberg nota que a reforma garantiu a meta do presidente Lula de aprovar a reforma antes do fim deste ano e que o plano pretende simplificar “o sistema tributário mais complexo do mundo ao reduzir número de taxas e eliminar distorções”. 

O Financial Times aponta para o esforço também de gestões anteriores do governo brasileiro de eliminar a “barreira” criada pelo “sistema tributário bizantino” do Brasil. A publicação destacou ainda que corporações multinacionais reclamam há tempos que “labirinto de regras tributárias” brasileiro é “custoso para cumprir, cheio de incertezas legais e um impedimento para investir”.