O município de Floresta registrou, no mês de julho, redução nos índices de violência contra a mulher e manteve zerados os indicadores de Mortes Violentas Intencionais (MVI) contra mulheres e feminicídios em todo o acumulado de 2025. A defesa da vida das mulheres é uma prioridade para o Governo de Pernambuco, que alcançou taxas de resolubilidade de crimes de feminicídio de 97,6% em 2023, 98,7% em 2024 e já registra 86,8% até julho deste ano, segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Em julho, Floresta apresentou queda de 7,4% na violência contra a mulher em relação ao mesmo mês do ano passado, além de registrar redução nos casos de celulares subtraídos (-25%). Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados mostram que as estratégias integradas estão funcionando: “O compromisso com a vida das mulheres e com a redução da criminalidade no interior é permanente. Com o reforço das ações do Juntos pela Segurança, estamos levando mais proteção, presença policial e resposta rápida em todo o Sertão, garantindo mais segurança para a população.”
A prioridade no enfrentamento à violência de gênero se soma às ações estruturais do Juntos pela Segurança, que está levando novos investimentos ao Sertão. Entre eles, a construção do Complexo de Polícia Científica de Floresta, cujo edital de licitação foi publicado no início de agosto. A unidade contará com Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), descentralizando os serviços e agilizando a produção da prova pericial. O equipamento integra o mesmo pacote que prevê a implantação de novos Complexos de Polícia Científica em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina e Floresta, além da retomada das obras paralisadas de unidades como Caruaru e Salgueiro.
O cenário positivo da cidade se insere no contexto regional do Sertão, que também apresentou avanços. Em julho, a região registrou queda de 29,9% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), incluindo reduções de 11,4% nos roubos de veículos e de 22,1% nos celulares subtraídos. No acumulado do ano, o Sertão soma queda de 14,7% nos CVPs, com reduções de 12,9% nos roubos de veículos. No combate à violência contra a mulher, a região apresentou recuo de 80% nas MVIs contra mulheres em julho e de 43,6% no acumulado, além de redução de 50% dos feminicídios no mês.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram