O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou, neste sábado (4), que a população evite o consumo de bebidas destiladas, principalmente, as que têm garrafas com lacre de rosca. O alerta ocorre após a escalada de casos de contaminação por metanol.
Estamos falando de um produto de lazer, não é um produto da cesta básica alimentar. Se é um produto de lazer, evite um risco como esse no seu momento de lazer”, afirmou o ministro em entrevista coletiva em Teresina, no Piauí.
De acordo com Padilha, a presença de metanol foi identificada pelas autoridades apenas em bebidas engarrafadas com lacre de rosca. “Não foi identificada ainda nas latinhas, que seria muito mais difícil a pessoa adulterar”, disse.
O titular da Saúde reforçou que a população evite consumir qualquer tipo de destilado até que as análises dos casos de intoxicação por metanol no país sejam apuradas pela Polícia Federal (PF) e as forças de segurança dos estados e municípios.