O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso em defesa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (8), durante visita ao centro de monitoramento na sede do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em Brasília.
"Estamos fazendo uma guerra contra o retrocesso. Estamos fazendo uma guerra pela educação, uma guerra que significa paz, uma guerra que significa envolver 600 mil soldados ajudando os estudantes, para que a gente garanta lisura. Quer dizer, total lisura, para que as pessoas possam saber que estão participando de um exame 100% cuidado", disse o presidente.
Lula ainda afirmou que vale a pena estudar para concluir o ensino superior. Segundo ele, pessoas que possuem o diploma universitário têm mais facilidade ao procurarem vagas de emprego, sendo mais respeitadas.
"Não é verdade que não vale a pena ter diploma universitário. Você vê a experiência de uma pessoa que vai procurar uma vaga num local qualquer para trabalhar: uma que tem formação, outra que não tem formação. A que tem formação é tratada como se fosse gente, de forma respeitosa. As pessoas podem ter um currículo. Uma pessoa que não tem formação, sabe, não é tratada com respeito. Eu já vivi isso na pele muitas vezes", afirmou
Em seu discurso, Lula também comemorou o número de mulheres inscritas no Enem, que representam 63,98% das 5.051.345 inscrições confirmadas na edição deste ano. Em números absolutos, elas são 3.232.013 inscritas. Já os homens correspondem a 36,02%, totalizando 1.819.332 inscritos.
"A educação para a mulher não é só pela profissão ou pelo salário. É por uma coisa chamada independência; é a conquista do direito de andar de cabeça erguida dentro e fora de casa, no mundo particular ou no mundo do trabalho. Por isso, meus parabéns às mulheres", disse o presidente.
Neste domingo, os candidatos fazem a redação e respondem a questões de linguagens e ciências humanas. No domingo seguinte (15), será a vez das provas de matemática e ciências da natureza.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
