Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 18 de agosto de 2013

JUSTIÇA: MPF abre inquérito contra a Celpe por mortes ocorridas entre 2011 e 2013

A 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, em Brasília, instaurou, após solicitação do presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, deputado Eduardo da Fonte (PP), procedimento contra a Celpe, em relação às 34 mortes ocorridas por choque elétrica em vias públicas em Pernambuco de 2011 a 2013.

De acordo com o documento, assinado pelo subprocurador-geral da República, Antônio Fonseca, o MPF iniciou procedimento para averiguar causas do problema e indícios de responsabilidades.
O relatório cita o caso do advogado Davi Lima Santiago Filho, de 37 anos, morto eletrocutado, em junho de 2013, após esbarrar em um fio desencapado em uma via pública em Boa Viagem. Somente em 2012, segundo o documento, 31 pessoas foram mortas por choque elétrico em vias públicas no Estado, o que rendeu à Celpe multa de R$ 3,1 milhões.
O documento do MPF também afirma que “a responsabilização objetiva por morte decorrente de descargas elétricas não é novidade para a Celpe, que foi condenada a indenizar em R$ 250 mil à família de Marcelo Gomes da Silva, que também morreu em maio de 2005, em decorrência de choque”.
“A Celpe, que já foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho por práticas de terceirização ilícita, além de prestar um péssimo serviço aos pernambucanos, agora passa a tirar a vida das pessoas por não fazer a devida manutenção nos postes. A Celpe recebe por cada empresa que passa um fio em um poste que pertence a ela. Por isso que é obrigação dela fiscalizar”, afirmou Eduardo da Fonte.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog da Folha