Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ibama autoriza redução da vazão do Lago de Sobradinho para 700 m³/s


A vazão do Rio São Francisco a partir do reservatório de Sobradinho (norte da Bahia) será reduzida ainda mais. Após vários pedidos apresentados pelo setor elétrico, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu parecer que autoriza a diminuição do nível atual, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), para 700 m³/s, com controles rigorosos.

O anúncio foi feito ontem (26) pela diretora de Licenciamento do Ibama, Rose Hofmann, durante reunião de monitoramento dos efeitos da vazão reduzida, promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF). A medida começará a ser aplicada a partir do dia 10 de outubro. Também ficou definido que a vazão no reservatório de Três Marias (MG) passará para 480m³/s, a partir de outubro, e para 280m³/s, em novembro.

Diante das exigências do Ibama para aplicação de controles rigorosos dos efeitos da vazão, o superintendente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, explicou que deverá ser aplicada a redução gradual, para 750 m³/s, a partir de 10 de outubro, e para 700 m3/s, uma semana depois, caso não haja grandes alterações na bacia. Vale frisar que o Lago de Sobradinho está com pouco mais de 10% de seu volume total de armazenamento, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Blog: O Povo com a Notícia