Os dados são do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os Municípios da Região do Submédio São Francisco produzido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco, o ITEP. O Plano foi apresentado, no último dia 16 de agosto, em seminário no Recife, que reuniu os gestores municipais de todo Estado.
A integração do Estado com os municípios é para a implantação das ações da Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei 14.236 de 2010) que tem por base a Política Nacional de Resíduos (Lei 12.305 de 2010) e proteger a bacia do Rio São Francisco.
Com a destinação correta do lixo evita-se a poluição dos riachos que deságuam no Rio Pajeú e dele seguem para o Velho Chico. "Os municípios vão se orientar por esse Plano para implantar o aterro para o lixo e fazer a destinação correta dos resíduos" explicou o assessor de Acompanhamento de Projetos da Prefeitura de Triunfo, José Pedrosa, que participou do Seminário.
Triunfo já faz parte do consórcio de 24 prefeituras da região para a implantação de aterros sanitários por grupo de cidades. Serão construídos aterros para receber o lixo de até 5 municípios. O custo das obras é de R$ 297 mil reais, valor que será reateado entre as prefeituras, e a estimativa é para inaugurar os aterros em 2014.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Arcoverde News