Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 14 de dezembro de 2025

Carla Zambelli renuncia mandato de deputada federal


A deputada federal Carla Zambelli renunciou, neste domingo (14), ao mandato de deputada federal. A decisão da parlamentar ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar na última semana a cassação do mandato da bolsonarista.

De acordo com informações da CNN, Carla Zambelli comunicou à Secretaria-Geral da Mesa Diretora a renúncia ao mandato parlamentar. A notícia foi confirmada pelo próprio presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). 

Com a decisão da deputada, Hugo Motta determinou a convocação do suplente Adilson Barroso para tomar posse. A expectativa é que o suplente assuma a cadeira ainda nesta segunda-feira (15). 

Na semana passada, os advogados de Carla Zambelli revelaram que a deputada avaliava uma renúncia para não perder os direitos políticos.

Condenação

Carla Zambelli está presa em Roma, na Itália, desde julho. A deputada foi condenada pelo STF a dez anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Agora, o poder Judiciário trabalha para que a extradição de Zambelli ocorra o mais rápido possível. Caso retorne ao Brasil, a bolsonarista pode cumprir pena na  Penitenciária Feminina do Distrito Federal (DF), popularmente conhecida como Colmeia.

Nos bastidores, a avaliação é que Zambelli seja extraditada.