Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 22 de dezembro de 2013

Ministério lança edital de apoio à pesquisa afro-brasileira

cultura-afro-brasileira
O Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançaram nesta sexta-feira (20), no Recife, o Edital de Apoio Financeiro Para a Pesquisa – ação de acervos de Interesse memorial para a cultura Afro-Brasileira. O edital terá investimento total de R$ 1,7 milhão e selecionará projetos de coleta, resgate, recuperação, conservação e disponibilização para o acesso público de acervos de interesse científico e cultural de bens do patrimônio Afro-Brasileiro, visando ampliar a sua disponibilidade e acessibilidade pela sociedade civil e por pesquisadores, assim como maximizar os benefícios desses acervos para a geração de conhecimento novo. O edital pode ser conferido no site da UFPE.
O concurso, destinado a pesquisadores de todo o País, é resultado de uma articulação entre o Ministério da Cultura (Minc), a UFPE, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Rede Memorial, e tem como objetivo apoiar atividades que propiciem a ampliação do acesso da sociedade civil à memória da cultura afro-brasileira. As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto seguindo o formulário modelo de Solicitação de Auxílio à Pesquisa e encaminhadas à UFPE pela internet.

A seleção das propostas será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas e será feita em três etapas. A primeira avaliação, de enquadramento e pré-análise das propostas, que verifica se elas estão dentro do Regulamento do Edital, será feita pela área técnica da UFPE e da Fundaj. Na segunda etapa, será feita a análise e julgamento do mérito das propostas apresentadas. Essa análise ficará a cargo de um Comitê Avaliador indicado pelo MinC, pela UFPE e pela Fundaj, que emitirá um parecer sobre as propostas dentro dos critérios estabelecidos.
Haverá ainda uma terceira etapa que consistirá na análise dos pareceres emitidos e da ata de julgamento com a relação dos projetos recomendados e não recomendados. (Portal Brasil).
Blog: O Povo com a Notícia