Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 24 de março de 2015

Em dia de greve de professores, vice-governador faz palestra sobre educação em evento da Amupe

O vice-governador do Estado, Raul Henry, do PMDB, abriu os trabalhos do segundo dia do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Centro de Convenções.
Na manhã desta terça-feira (24), Raul Henry proferiu palestra com o título “Educação – base para o desenvolvimento”.
Ao longo de 20 minutos de explanação, o vice-governador fez um diagnóstico da educação pública brasileira, além de prometer ser possível melhorar, utilizando como exemplo os melhores sistemas educacionais do mundo.
Segundo Raul, nos últimos anos, houve avanços inquestionáveis: ampliação da oferta de vagas, criação de sistemas de financiamento e de avaliação, além de melhoria dos indicadores quantitativos.
“Mas a qualidade avançou muito pouco. Para se ter uma ideia, apenas 26% dos brasileiros com mais de 15 anos leem uma matéria de jornal e, ao final, conseguem dizer o que acabaram de ler”, explicou.

O vice-governador colocou, ainda, o apartheid educacional que existe no país entre os alunos da rede pública e os alunos da rede privada.
“Só para citar um exemplo, apenas 9,3% dos alunos do 3º ano do ensino médio possuem o conhecimento adequado em Matemática. Desses, 34,7% são de escolas particulares e apenas 4,9% são de escolas públicas”, destacou.
Raul Henry questionou o modelo de financiamento da educação básica brasileira.
“Hoje, a União detém a maior parte do bolo tributário, mas são os estados e municípios que pagam a maior parte da conta da educação”, colocou.
“Sugeri aos três últimos ministros da Educação que o Governo Federal implementasse uma política de suplementação para melhorar os salários dos professores”.
Para reverter a realidade atual, Henry deu a receita dos países com os melhores índices educacionais.
“Possuem um currículo nacional claro, com poucos itens e altas expectativas de aprendizagem; recrutam os melhores alunos para serem professores; pagam bem; têm uma formação inicial de excelência, um rigoroso estágio probatório, com certificação, e reconhecimento social.” (Blog do Jamildo)
Blog: O Povo com a Notícia