Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 29 de março de 2015

Salgueiro: Novas informações sobre a vítima do homicídio próximo a Ceasa

De acordo com novas informações repassadas para nossa redação,WALTER JOÃO DA SILVA, "Nego João", 35 anos, presidiário do semi aberto do Presídio de Salgueiro, residente na Rua Lote Brisa da Serra, nº 05 (Rua Projetada da mesma cidade), teria realmente saído do presídio na manhã deste último sábado e vinha conduzindo uma moto Honda CG 125cc, placa PFQ 8817, de cor preta em direção à sua residência, quando passou a ser acompanhado por indivíduos em um veículo de cor preta, e já nas proximidades do Lote Brisa da Serra, os ocupantes do veículo passaram a disparar contra o Walter, que foi atingido por várias vezes, morrendo no local.

WALTER JOÃO DA SILVA havia sido preso na manhã do dia (13/07/2007) em Serra Talhada-PE, durante uma operação envolvendo a Polícia Federal de Salgueiro, com o apoio da NIS-3 (Serviço de Inteligência do 8º BPM (Salgueiro), GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante) do 14°BPM (Serra Talhada/PE), onde na ocasião, foi desarticulada uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e vários assaltos no sertão pernambucano.

A ação da quadrilha, composta por seis elementos bem armados, sendo um deles de Serra Talhada e os demais das cidades de Mirandiba, Salgueiro Petrolina, começou a ser investigada após a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro ter recebido informe de colaboradores de que os presos estavam se organizando para realizar um grande assalto na região. Após investigações preliminares, constatou-se que alguns dos integrantes citados eram foragidos ou tinham passagem pelo sistema penitenciário de Pernambuco.

Os integrantes foram identificados e o bando passou a ser acompanhado de perto pelos policiais que confirmaram a sua atuação criminosa no roubo de um veículo Fiat Uno de cor Azul, placa KLB – 9198, na cidade de Jardim – CE no dia 12/07/2012. Logo após o roubo, seguiram para Serra Talhada-PE, onde planejavam assaltar uma empresa no dia seguinte (13/07/2012) utilizando o veículo roubado. Uma casa foi alugada na Rua Noel Manoel dos Santos, nº 924, por um dos integrantes para servir como esconderijo para o veículo roubado e também para o restante da quadrilha.

No momento em que estavam se dirigindo para ajustar a execução do assalto, a PF contou com o apoio do GATI do 14º BPM, que realizou a abordagem do veículo em que eles estavam. A interceptação dos cinco elementos que se deslocavam num veículo GOLF, 2012, ainda sem placa, ocorreu por volta do meio-dia nas proximidades da Caxixola, bairro de Serra Talhada-PE. Ao perceber a barreira policial, o condutor do veículo, Luiz Gonzaga do Nascimento, tentou empreender fuga, fazendo o retorno na rodovia, momento em que o assaltante LECA abandonou o veículo e conseguiu fugir. O veículo foi alcançado pelo GATI pouco tempo depois e os quatro elementos, Luiz Gonzaga do Nascimento, Paulo Ricardo da Silva,Walter João da Silva e Damião Manoel Lopes da Silva, foram detidos, levando a polícia até a casa onde o veículo FIAT UNO roubado em Jardim/CE se encontrava.

Na casa, junto com o carro foram encontrados dois revolveres, uma pistola, um punhal e uma espingarda, armas essas que foram utilizadas no assalto do dia anterior e que também seriam utilizadas na nova empreitada criminosa. Ainda foram encontradas na casa: Luvas, Balaclavas, uma quantidade aproximada de 20g de cocaína e uma balança de precisão usada para pesar a droga comercializada.

Foram apreendidos em poder dos elementos, 01 (um) Fiat Uno, placa KLB-9198 roubado, 01 (um) veículo Golf, novo, sem placas, 01 (um) revólver Taurus, cal. 32, com 04 (quatro) munições intactas, 01 (um) revólver Rossi, cal. 38, com 06 (seis) munições intactas, 01 (uma) cartela contendo 11 (onze) munições cal. 38, 07 (sete) cartuchos cal.32 intactos, 01 (um) espingarda Rossi, cal. 32; 01 (uma) pistola cal. 7,65, com 20 (vinte) munições cal. 32, 01 (uma) touca ninja, 29 gramas de cocaína, 01 (uma) balança de precisão, Vários aparelhos celulares. A quadrilha era suspeita de vários assaltos a estabelecimentos e roubos de cargas na região, em especial nas cidades de Salgueiro e Serra Talhada-PE.
Walter João da Silva ja respondia por homicídio e já havia sido condenado duas vezes por roubo, estando foragido na época, há mais de seis meses do Presídio Regional de Salgueiro e estava ainda sendo acusado de tentativa de assalto contra um policial aposentado de Salgueiro.
Na ocasião, a Polícia Federal instaurou inquérito policial a partir do auto de prisão em flagrante e deu continuidade à investigação da atuação da quadrilha, em especial para identificar o elemento conhecido apenas por LECA que teria fugido do cerco policial.
A intenção é, ainda, utilizar as fotografias dos presos para fins de reconhecimento de assaltos na região, principalmente a agências bancarias e dos correios.
Caso a população tenha informações para repassar sobre algum dos presos, deverão procurar a Polícia Federal ou a Delegacia de Polícia Civil de sua cidade. (Blog do Giro Sertão)
Blog: O Povo com a Notícia