Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Comissão discute regulamentação da profissão de bombeiro civil em PE

BOMBEIROS-ALEPE-AUDIENCIA
O exercício da profissão de bombeiro civil vai ganhar regulamentação estadual. Esta foi a decisão tomada em audiência pública sobre problemas enfrentados pela categoria, promovida nesta terça-feira (10), pela Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A profissão foi criada em 2009 por meio de lei federal. Segundo a legislação, o profissional pode trabalhar apenas na prevenção e no combate a incêndios.
Em Pernambuco, surgiram conflitos em relação ao bombeiro militar quanto às atribuições e ao fardamento, e também sobre a formação profissional. Segundo o representante dos bombeiros civis, Jean Siqueira, Pernambuco tem 25 mil bombeiros que precisam ser legitimados e valorizados. Ele informou que, em alguns estados do Brasil, civis e militares atuam em conjunto.
Já o representante dos bombeiros militares, coronel Gustavo Falcão, ressaltou que não há disputa entre os profissionais, mas é necessário que as atribuições estejam bem definidas.
O vice-presidente do colegiado, Sérgio Leite, do PT, informou que a Assembleia vai criar um grupo de trabalho com representantes dos bombeiros militares e civis, e do Ministério Público do Estado. O promotor Marcos Farias afirmou que as duas categorias têm razão em suas reivindicações. Ele salientou que o Ministério Público pode contribuir propondo um Termo de Ajuste de Conduta para que se chegue a uma solução.
Também participaram do debate os deputados Betinho Gomes, do PSDB, Rodrigo Novaes, do PSD, e a vereadora do Recife, Isabela de Roldão. Com informações da Assistência de Comunicação/Alepe/Foto João Bita.
Blog: O Povo com a Notícia