Florestano Márcio Menezes nas virgens de Salgueiro
Os foliões foram pras ruas com gosto de folia. Com máscaras, fantasias ou mesmo de roupas leves. Mas estão com a alma lavada de alegria porque a folia está só começando no Melhor Carnaval do Sertão. Com a sexta-feira de Momo a cidade abriu todos os seus espaços porque a festa é popular, é de rua, é do povo. E nessa largada, como acontece há mais de 20 anos, o desfile das Virgens abriu oficialmente os festejos no Sertão. A Praça da Bomba ficou fervendo de alegria com a irreverência das “ousadas virgens” que só a partir das 20 h mandaram brasa em suas performances no chão e na passarela.
O desfile foi coordenado pela Secretaria de Cultura e Esportes que sempre abre inscrições antes e durante o evento. “A noite das virgens traduz toda a alegria e descontração dos foliões, com uma grande expectativa para a noite que costuma ser uma das mais divertidas do carnaval”, diz a secretária Paava Carvalho. Para entrar na diversão, os homens se vestem com trajes característicos tirados do guarda-roupa feminino na busca de se transformar na mais bela da cidade. A diversidade de customização das virgens é um destaque do desfile.
“Há os que preferem apenas colocar uma peruca, já outros realmente investem na produção com fantasias inusitadas e maquiagem impecável. Aí se transformam por inteiro”, acrescentou Paava.
O clima de disputa também animou a folia, pois as virgens 2014 concorrem às categorias original, fantasia mais luxuosa, malamanhada, melhor grupo, melhor fantasia, a mais brega e a mais sapeca. Há também a categoria de conquistador, onde o público feminino também participa só que vestida de homem. Os primeiros colocados receberão troféu e premiação em dinheiro. Após o desfile, a folia tomou conta das ruas da cidade, dando a largada ao “Melhor Carnaval do Sertão” com trio elétrico ao som do cantor Jairoca.(Fotos: Giro Sertão)
Blog: O Povo com a Notícia