Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Transmissão de hanseníase entre jovens é alta em Pernambuco

Domingo (31) é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. A data não é de comemoração, mas de alerta para uma doença milenar que insiste em se proliferar nas situações de pobreza e de outras vulnerabilidades sociais. Em Pernambuco, onde tem início nesta quarta-feira (27) uma campanha na rua, com oferta de exames, a situação não é da melhores. Somos o quinto estado em detecção da doença entre menores de 15 anos.

De cada 100 mil, 10,9 têm hanseníase, que se manifesta com manchas brancas e indolores na pele. Foram 261 crianças e adolescentes diagnosticados em 2014, segundo o Ministério da Saúde. Os pernambucanos ficam atrás somente do Mato Grosso, com taxa de 24, do Tocantins (22,4), do Pará (17,5) e do Maranhão (16,7). A média, no Brasil, é inferior a 5, de acordo com o mesmo levantamento.

Os especialistas no assunto afirmam que a presença da doença na população mais jovem é um sinal de que muitos adultos estão transmitindo a enfermidade. O diagnóstico e tratamento da hanseníase ficam a cargo da atenção básica do SUS, prestada pelas prefeituras, com apoio do Ministério da Saúde.

Os exames estão sendo oferecidos nesta quarta-feira (27), no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Haverá ações em Camaragibe (16/02), Paulista (17/02) e no Cabo de Santo Agostinho (19/02). Saiba mais sobre hanseníase e os cuidados para superar a doença. 

Blog: O Povo com a Notícia