O paulistano que olhar para o céu na noite desta segunda-feira (14),
entre as 22h30 e 23h30, poderá ver um evento raro, ocorrido apenas uma vez no
Brasil. O fenômeno não é astronômico, mas sim a passagem da maior aeronave em
atividade no mundo.
Constantemente chamado de monstro e colosso dos céus, o Antonov Mriya
An-225 não desaponta com suas dimensões descomunais. São 84 metros de
comprimento, 32 rodas, 6 motores e a capacidade de carregar o peso equivalente
a mais de 7 Boeings 737, o mais comum da aviação comercial.
A última vez que esteve pelo país, em 2010, o Antonov trouxe dos Estados
Unidos equipamentos para a Petrobras. Desta vez a tarefa é a de levar para o
Chile um gerador de 150 toneladas fabricado no Brasil.
Para isso, a primeira parada da aeronave no país será em Viracopos, em
Campinas, nesta segunda às 10h30. Mais de 1.800 pessoas confirmaram presença em
um evento no Facebook marcado para acompanhar a sua chegada. No pátio do
aeroporto, o interior da aeronave será equipado com um suporte especial que servirá
para sustentar o gerador.
De lá, às 22h30, o Antonov decola para uma viagem curta até o aeroporto
de Guarulhos (Grande SP). A previsão da chegada é às 23h. A aterrissagem será
transmitida ao vivo pela concessionária do aeroporto. No Facebook, 1.400 pessoas
confirmaram presença.
O Antonov "dorme" em Guarulhos e sua decolagem está prevista
para depois das 6h. Até lá, a madrugada será tumultuada no pátio do aeroporto.
Uma operação especial foi montada para que a carga seja colocada no porão do
Antonov.
"Essa é a segunda maior carga a ser transportada na aviação
comercial mundial", explica o diretor de operações do aeroporto de
Guarulhos, Miguel Dau. "É uma operação sem par no Brasil. Vai implicar em
uma série de procedimentos adotados exclusivamente para esse dia,
exclusivamente para essa aeronave".
Para se ter uma ideia, enquanto estiver estacionada no pátio de
Guarulhos, o Antonov deverá ocupar o espaço que normalmente recebe de 5 a 7
aeronaves 737. Em Viracopos, o avião ocupará a vaga geralmente usada por três
Boeings 7474, o segundo maior avião de passageiros do mundo. Nos dois
aeroportos, sempre que for taxiar pela pista, nenhuma outra aeronave no
aeroporto estará em movimento.
"Vai ser a nossa Gisele Bündchen. Enquanto ele estiver andando,
nenhuma outra aeronave se mexe", diz Marcelo Mota, o diretor de operações
do aeroporto de Viracopos.
SONHO : O único exemplar do Antonov Mriya 225 foi construído entre 1984 e 1988,
como parte do programa espacial soviético. O objetivo é que ele pudesse
transportar o ônibus espacial soviético até sua base de lançamento.
Com seu tamanho descomunal, muitos projetistas duvidaram que o avião
conseguiria sair do chão. Por isso, foi apelidado de Mirya, ou sonho em russo.
Com a queda da União Soviética, no entanto, o avião ficou encostado.
Em 2000, a fabricante do Antonov, com sede na Ucrânia, resolveu reformar
a aeronave. O projeto era o de transformar o modelo no maior cargueiro
comercial do mundo. Entre os desafios estava o de obter certificações
internacionais, questão desnecessária enquanto o avião operava apenas na União
Soviética. (Via: Folhapress)
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