Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Procuradoria-Geral pede à PF áudios gravados por ex-ministro da Cultura


A PGR (Procuradoria-Geral da República) requisitou oficialmente à Polícia Federal, nesta segunda-feira (28), o encaminhamento dos áudios gravados pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero em conversas com autoridades sobre um prédio embargado em Salvador. 

No entendimento dos procuradores, a PGR precisa ter em mãos todos os elementos probatórios para decidir se pede ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de um inquérito contra autoridades que tenham foro privilegiado -no caso, o presidente Michel Temer e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil). 

Calero disse que foi "enquadrado" por Temer e pressionado por Padilha a resolver uma questão de interesse do então ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), que afirma ter comprado um apartamento no prédio embargado, o La Vue Ladeira da Barra. 

O ex-ministro da Cultura prestou depoimento à PF no último dia 19. Segundo a reportagem apurou, a PF recebeu os áudios e entendeu que não poderia fazer uma perícia sem que uma investigação formal tivesse sido iniciada. Os policiais, então, resolveram fazer uma análise das gravações. 

A PF está analisando se houve alguma edição nos áudios e se os trechos são audíveis, para eventualmente transcrevê-los e depois encaminhá-los à PGR. O resultado dessa verificação é esperado para o final do dia. 

O procedimento da PF, porém, tem gerado críticas entre integrantes do Ministério Público Federal. Para procuradores, o material deveria ser enviado diretamente à PGR, a quem compete solicitar a abertura de uma investigação formal. 

O CASO : Calero, que se demitiu na semana retrasada, disse ter sido pressionado pelo então ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) a rever um parecer do Iphan (instituto do patrimônio histórico) nacional que proibiu a construção do edifício La Vue Ladeira da Barra, onde Geddel afirma ter comprado um apartamento. Em meio à crise gerada pelo caso, Geddel também deixou o governo. 

Além de ter acusado Geddel, o ex-ministro da Cultura disse ter sido "enquadrado" pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Eliseu Padilha (Casa Civil). Ambos negam ter pressionado Calero. (Via: Folhapress)

Blog: O Povo com a Notícia