O WhatsApp recebeu uma
notificação da associação de defesa do consumidor Proteste às vésperas da data
anunciada pela empresa para suspensão do serviço em aparelhos antigos. Em
fevereiro de 2016, o WhatsApp anunciou que deixaria de dar suporte a
dispositivos com as seguintes plataformas: BlackBerry OS e BlackBerry 10;
Nokia S40; Nokia Symbian S60; Android 2.1 e Android 2.2; Windows Phone 7; e
iPhone 3GS/iOS 6.
O prazo dado era até o fim de
2016, mas a empresa controlada pelo Facebook estendeu o limite para os sistemas
operacionais BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia s40 e Symbian S60 até o dia 30
de junho deste ano.
De acordo com a Proteste,
trata-se de um desrespeito ao consumidor, especialmente para quem escolhe
utilizar um aparelho mais antigo com acesso ao serviço de telefonia provido por
todas as operadoras no país. Segundo a entidade, a decisão fere o artigo 39 do
Código de Defesa do Consumidor no inciso 9º, que diz: "recusar a venda de
bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los
mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em
leis especiais."
Em nota, o diretor de Relações
Institucionais da Proteste, Henrique Lian, explica que uma vez que o aparelho
funciona normalmente, a atualização é um direito do consumidor.
O WhatsApp afirma que foi um
decisão difícil de ser feita, mas que estão pensando no futuro e vão concentrar
os esforços nas plataformas de celular que a maioria das pessoas utilizam. "Por mais que esses aparelhos celulares tenham feito uma importante parte
em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos
expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro", diz empresa em seu
blog. (Via: Folhapress)
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