Ao menos 88 pessoas continuam presas por terem participado dos atos golpistas realizados no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A informação é da coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles usando dados do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados aos atos antidemocráticos.
Do total de presos, 42 pessoas já tiveram a denúncia recebida pela Justiça e respondem pelo ato; 33 são alvos de inquéritos; e 13 já foram condenados. Desde a realização dos atos do dia 8 de janeiro, Moraes já condenou 1.557 pessoas a cumprir penas em regime semiaberto ou aberto. Os condenados cumprem medidas como o uso tornozeleira eletrônica e estão proibidos de deixar o Brasil.
Durante um ato realizado no último domingo (21), Jair Bolsonaro (PL) voltou a pedir que os investigados por participarem dos atos golpistas fossem anistiados. No entanto, o ex-presidente constantemente defende que o episódio seria uma “armadilha da esquerda” para culpá-lo pelo vandalismo contra as sedes dos Três Poderes.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.