A oposição ao governo do presidente Lula (PT) vai usar o depoimento que o empresário Elon Musk à Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados para pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.
De acordo com a publicação, a bancada oposicionista admite não ter apoio o suficiente para pedir o afastamento de Moraes no Senado. No entanto, eles avaliam que a fala de Musk deve mudar o cenário.
Ainda na avaliação da oposição, novas decisões sigilosas do ministro do STF vão se tornar de conhecimento público até o depoimento empresário. Apesar disso, as informações divulgadas no caso conhecido como “Twitter files” teriam força o suficiente para que o pedido de impeachment de Moraes.
Para que um pedido de impeachment contra um ministro do STF, é necessário o apoio de dois terços do Senado, o que representa 54 parlamentares. Atualmente, a oposição avalia ter entre 30 e 35 votos a favor do afastamento.
Ao longo de seus 133 anos, o STF nunca teve um magistrado foi afastado da cadeira por conta de um pedido de impeachment.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.