O ponto facultativo do Dia de Corpus Christi, que seria nesta quinta-feira (30), foi transferido para o próximo dia 21 de junho, sexta-feira que antecede o feriado de São João (24).
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28). Com a alteração, nesta quinta-feira (30) haverá expediente normal nos órgãos e entidades da administração estadual. No dia 21 de junho, estarão em funcionamento apenas serviços indispensáveis.
Entenda o que é Corpus Christi
Instituído pela Igreja Católica em 1264, o Corpus Christi (ou “Corpo de Cristo” em português), neste ano comemorado em 30 de maio, celebra o sacramento da eucaristia, uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Realizada sempre 60 dias depois da Páscoa, a cerimônia é comemorada em todo o mundo católico e por algumas Igrejas Anglicanas.
No Brasil, são realizadas diversas atividades para marcar a data que cai sempre numa quinta-feira, entre elas a tradicional confecção de tapetes nas ruas, prática herdada dos colonizadores portugueses.
Ainda que importante para os fiéis católicos, no entanto, o Dia de Corpus Christi não é um feriado nacional. Ao invés disso, a situação varia em diferentes regiões do Brasil, com alguns lugares o adotando como feriado oficial e outros não.
Além do Recife, outras capitais onde Corpus Christi é ponto facultativo são Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).
Já Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI), Belém (PA) e Manaus (AM) têm a comemoração de Corpus Christi em seus calendários oficiais.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.