Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 31 de maio de 2024

"Faraó do Bitcoin" foragido após golpe de mais de R$ 4 bilhões é preso

Conhecido como o "Faraó do Bitcoin" e foragido da Justiça desde 2022, um homem chamado Claudio Barbosa foi localizado e preso em Florianópolis (SC). Ele é investigado por fazer parte de um esquema de pirâmide com criptomoedas, no qual a Polícia Federal (PF) afirma que o suspeito causou um prejuízo total de R$ 4,1 bilhões, entre mais de 80 países.

Segundo o portal G1, Claudio foi localizado após a Polícia Militar (PM) receber uma denúncia de que um foragido do Mato Grosso do Sul (MS) circulava na região do Norte da Ilha.

O "Faraó do Bitcoin" foi encontrado pela polícia na terça-feira (26), no bairro de Jurerê Internacional. De acordo com a PM, ele estava em um carro de luxo da marca Audi quando foi abordado e levado à sede da PF. O suspeito ainda segue preso nesta sexta-feira (31).

Cláudio Barbosa era diretor de tecnologia da Trust Investing. A empresa foi alvo da PF na operação "La Casa de Papel" em 2022. A empresa descreve o investigado como "empresário, com ampla experiência em Tecnologia da Informação, na gerência de sistemas e processos digitais". A polícia afirma que a empresa oferecia pacotes a partir de U$ 15, prometendo ganhos até 20% mensal e 300% anual. Um dos presos durante a operação foi Patrick Abrahão, marido da cantora Perlla.


Ainda segundo o portal G1, a defesa de Barbosa considera a custódia cautelar do suspeito "totalmente desnecessária" porque o processo está na fase final. Foi solicitada a liberação dele durante a audiência de custódia, a qual foi negada pela Justiça. O processo corre na cidade de Campo Grande (MS).

A defesa ainda alega haver ausência de regulação sobre o tema criptoativos no Brasil, e que as investigações aconteceram antes da Lei nº 14.478/2022, o Marco Legal dos Criptoativos. A lei estebelece normas para a prestação de serviços digitais.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.