Subiu para 463 o número de cidades afetadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. O número corresponde a 93,12% do estado gaúcho, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil neste domingo (19). A quantidade de pessoas desaparecidas desde o início das fortes chuvas foi de 94 para 89.
De acordo com o órgão, o número de mortos permanece o mesmo, são 155. Ao todo, 2 milhões de cidadãos foram prejudicados pelo desastre climático, 540 mil deles estão desalojados e 76 mil em abrigos.
Até o momento, 82 mil vítimas foram resgatadas e 806 estão feridas. Também neste domingo, entra em funcionamento a primeira bomba flutuante cedida pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). O equipamento vai drenar a água do bairro Sarandi, em Porto Alegre.
Em São Leopoldo, na Região Metropolitana da cidade gaúcha, bombas anfíbias de captação de água são utilizadas para reduzir as áreas inundadas desde sexta-feira (17). O material consegue retirar 3,3 mil litros de líquido por segundo e já opera em Canoas.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.