O ex-diretor da área internacional da OAS, Augusto Cezar Uzeda, fez uma generosa doação para o PT. Em março, ele repassou para o partido R$ 20 mil. A informação é da coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles.
De acordo com a publicação, a doação foi feita através de transferência eletrônica a título de “doação para manutenção do partido”. O repasse foi declarado pelo PT ao Tribunal Superior Eleitoral em sua prestação de contas anual.
O ex-diretor da empreiteira baiana chegou a ser investigado ao lado de Lula por um suposto tráfico de influência internacional junto a autoridades da Costa Rica para beneficiar a OAS no país.
O inquérito foi aberto em 2019 e teve como base a delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Na oportunidade, Pinheiro diz ter sido contratado Lula para fazer uma palestra na Costa Rica em 2011, para tentar estreitar as relações da empreiteira no país e que, por intermédio de Lula, teve reuniões com autoridades costariquenhas. Pinheiro disse ainda que Uzeda o acompanhou na viagem.
No entanto, Pinheiro acabou voltando atrás e escreveu uma carta isentando Lula. Uzeda também negou qualquer ilegalidade cometida pelo petista. O processo acabou sendo arquivado em setembro de 2021.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.