O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos têm “sérias preocupações” sobre a veracidade do anúncio da autoridade eleitoral da Venezuela de que o presidente Nicolás Maduro venceu a eleição presidencial do país, que está sendo observada de perto.
“Vimos o anúncio há pouco tempo pela comissão eleitoral venezuelana. Temos sérias preocupações de que o resultado anunciado não reflita a vontade ou os votos do povo venezuelano”, disse Blinken.
Blinken disse, nesta segunda-feira (29), que a comunidade internacional está observando de perto e responderá adequadamente.
“É fundamental que cada voto seja contado de forma justa e transparente, que os funcionários eleitorais compartilhem imediatamente as informações com a oposição e os observadores eleitorais, sem demora, e que as autoridades eleitorais publiquem a tabulação detalhada dos votos”, disse ele.
O conselho eleitoral nacional da Venezuela (CNE) disse que Maduro venceu a eleição com 51% dos votos, apesar de diversas pesquisas de boca de urna apontarem uma vitória da oposição.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.