“Tempo de corrupção no governo de Pernambuco já passou”, disse Raquel em eventos no interior do Estado, “Eu sou um soldado do senhor no Estado”, disse João a Lula; Raquel e João afinam discursos para 2026
A governadora de Pernambuco Raquel Lyra e o prefeito do Recife João Campos, não perderam a oportunidade em eventos públicos para alfinetar um ao outro. O cenário atual da política pernambucana aponta confronto direto entre os dois, Raquel Lyra (PSD) em busca de garantir sua permanência no Palácio do Campo das Princesas e João Campos tentando recolocar o PSB no comando governamental do Estado.
As pesquisas até então realizadas em Pernambuco apontam favoritismo de João Campos frente à Raquel Lyra, embora a governadora tem avançado significativamente e conquistado apoios importantes. Todos os analistas políticos concordam com disputa acirrada em 2026, levando em consideração o espólio político da família de João, e de que Raquel conta com apoio de ampla maioria dos prefeitos pernambucanos.
Até recentemente tanto a governadora Raquel Lyra quanto o prefeito João Campos, evitavam falas que pudessem ser interpretadas como indiretas de um para com o outro. No entanto, as coisas mudaram nos últimos dias, ambos resolveram partir para o ataque. Isso mostra que a pré-campanha começou pra valer, com João assumindo a posição de pré-candidato da oposição e Raquel Lyra que está disposta a buscar a reeleição.
Basta fazer um recorte dos discursos dos dois futuros concorrentes ao Governo de Pernambuco em eventos recentes, Raquel esteve no Sertão do Estado com o programa ‘Ouvir Para Mudar’ e João em agenda oficial do Presidente Lula. Raquel fez referência à operação do MPPE para investigar contratos da prefeitura do Recife e João contra-atacou aproveitando a ausência de Raquel para jogar o Presidente Lula contra Raquel.
Em todos os eventos do programa ‘Ouvir Para Mudar’, realizados na quinta-feira (14) nas cidades de Petrolina e Ouricuri, na sexta-feira (15) nas cidades de Salgueiro e Floresta, a governadora fez referência à operação do MPPE que investiga contratos da prefeitura do Recife. A mandatária foi ovacionada quando disse que o tempo de polícia batendo na porta do Governo já passou, dando uma alfinetada de leve nos governos do PSB.
Enquanto isso o prefeito do Recife João Campos, acompanhou o Presidente Lula em sua agenda no Estado de Pernambuco. Por conta de compromissos no Sertão, Raquel não esteve presente ao lado de Lula. Foi o suficiente para João fazer média com o presidente. “Serei um soldado do senhor Presidente, onde o senhor estiver na minha cidade ou no meu Estado, eu estarei presente ao seu lado sempre para lhe ajudar”.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram