Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Após fala polêmica sobre traficantes, Lula tem pressa com PL 'antifacção'

Após dizer que traficantes eram vítimas dos usuários de drogas em discurso na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer rapidez da equipe de governo para enviar o quanto antes o Projeto de Lei (PL) “antifacção” ao Congresso Nacional. O governo quer transformar o PL em vitrine eleitoral no ano que vem. 

Lula quer que a proposta, em fase final de análise na Casa Civil, seja votada na Câmara dos Deputados no início de novembro. O presidente da Casa Legislativa, Hugo Motta (Republicanos -PB), já sinalizou para que a iniciativa seja votada no mesmo mês.

O projeto pretende mexer na Lei de Execuções Penais e na Lei de Organizações Criminosas. O PL prevê a criação de empresas jurídicas fictícias para coletar informações do fluxo operacional da facção alvo da investigação.

A proposta envolve também a ampliação do monitoramento de conversas entre presos e advogados para todas as penitenciárias do país, onde houver indícios de repasse de informações para fora da prisão. Além disso, a iniciativa pretende criar um banco nacional de dados de organizações criminosas.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagra