Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 13 de dezembro de 2025

Datafolha: 50% dos brasileiros não votariam "de jeito nenhum” em candidato de Bolsonaro à Presidência

Cerca de 50% dos brasileiros informaram que não votariam “de jeito nenhum” em algum candidato à presidente da República apoiado pelo ex-mandatário Jair Bolsonaro. É o que informa a pesquisa Datafolha sobre o cenário eleitoral, divulgada em 8 de dezembro. 

De acordo com o levantamento, 21% dos entrevistados declararam que votariam em algum candidato apoiado pelo ex-presidente. Já 26% votaram com certeza. Uma parcela de 3% não opinou. 

Entre pessoas que têm 60 anos ou mais, o índice daqueles que não votariam em algum candidato apoiado por Jair Bolsonaro fica acima da média, com 58% e 45% para quem têm entre 16 a 24 anos. 

Entre os menos instruídos a porcentagem cresce ainda mais, registrando 60%. Na região Nordeste, o número é encontrado é de 62%, ante 42% entre os moradores da região Sul.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2025. Foram realizadas 2.002 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 113 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Sucessores? 

Na última semana, Jair Bolsonaro anunciou o filho, Flávio Bolsonaro (PL), como o seu candidato ao Palácio do Planalto em 2026.

No entanto, os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), surgem como os favoritos para receber o apoio do ex-presidente. 

Na pesquisa divulgada em dezembro, 22% dos entrevistados avaliaram que Bolsonaro deveria apoiar a esposa como candidata à Presidência.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram