Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 5 de setembro de 2026

Alcolumbre cogita impeachment cruzado de Moraes e Mendonça no Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), teria sinalizado a colegas que, caso a pressão pela abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se torne insustentável, também autorizaria um pedido contra o ministro André Mendonça. A informação é da colunista Ana Flor, da GloboNews.

Segundo a jornalista, a estratégia de um eventual “impeachment cruzado” teria contribuído para reduzir a temperatura das discussões no Senado nos últimos dias. O cenário ganhou força após Moraes pedir ao presidente do STF, Edson Fachin, a investigação de Mendonça no âmbito do inquérito das Fake News.

Nesta sexta-feira (4), porém, Fachin determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e Mendonça se manifestem em até cinco dias e transferiu os casos para a Presidência da Corte. Com isso, os dois inquéritos que envolvem Moraes e Mendonça passam a ser conduzidos pelo presidente.

A tensão aumentou depois que Mendonça retirou, na terça-feira (1º), o sigilo de um relatório da Polícia Federal que revelou mensagens e contatos entre Moraes e o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

No pedido de investigação, Moraes acusou Mendonça de supostamente usurpar atribuições da polícia, conduzir irregularmente tratativas sobre uma eventual delação e direcionar investigações por “motivos pessoais e políticos”.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram