Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Suplentes de deputados de PE afirmam que vão trabalhar no recesso

Os três suplentes de deputados federais de Pernambuco, que vão exercer um curto mandato de menos de um mês, afirmam que há trabalho a ser feito durante o recesso parlamentar, período em que assumem o cargo. Severino Ninho (PSB), Osvaldo Coelho (DEM) e Bruno Rodrigues (PSB) vão receber proporcionalmente o salário de parlamentar, de R$ 26,7 mil.

Apesar de não haver plenário durante o recesso, os trabalhos na Câmara Federal permanecem, destaca Rodrigues, que assume na terça (06). "Eu já fui parlamentar e vou evidentemente tentar resgatar algum dos meus projetos da época. Vou me focar mais na questão da reforma política. Eu vou trabalhar, não tem porque não ter salário. A Câmara não pode ficar acéfala, no caso de um suplente não assumir, outro assume", afirma o deputado, que ainda vai aproveitar para visitar ministérios e autarquias, em busca de verbas e acordos para o estado.

Severino Ninho (PSB) aponta que essa não é a primeira vez, durante esta legislatura, que ele assume a vaga de deputado federal e, por isso, não vê motivo para abrir mão do salário. “Eu estou reassumindo a função, tanto que nem precisei prestar juramento. Eu vou abrir mão de verba de alimentação, de gráfica e essas coisas. Verba indenizatória abro quase toda, vou usar só combustível, mas mantenho salário e gabinete", afirma Ninho.

O deputado Osvaldo Coelho assumiu na última sexta-feira (02) e garante que, mesmo sem sessões parlamentares, está trabalhando. Por isso, segundo ele, é lógica a manutenção do salário e demais benefícios. “Estou cuidando de uma agenda que quero aflorar. Sei que o que entrar agora não entra na próxima legislatura, mas vou levantar a discussão. Vou aproveitar para ir para as televisões, para os rádios para falar como mandatário”, destaca Coelho.
Pela Constituição, a legislatura na Câmara é composta por 513 parlamentares no período de quatro anos. Por isso, toda vez que uma vaga na Câmara é aberta, o suplente necessariamente tem que ser convocado, não importa o tempo restante para a legislatura terminar.

Benefícios: O Congresso está em recesso até dia 31 - em 1º de fevereiro, os deputados eleitos tomam posse. Durante o recesso parlamentar, não há sessões no plenário. Mesmo assim, os suplentes que assumirem têm direito a receber o salário quase total de janeiro, no valor de R$ 26,7 mil, e 13º salário proporcional. Poderão ainda usar a verba mensal de R$ 78 mil para pagar funcionários de gabinete e auxílio-moradia no valor de R$ 3,8 mil, além da cota parlamentar.

O valor da cota, usada para custear itens como passagens aéreas e gasolina, varia conforme o estado. Parlamentares do Distrito Federal recebem R$ 27,9 mil, o menor valor. Já os deputados do Acre têm direito a R$ 40,7 mil, o maior valor. Em Pernambuco, o valor é de R$ 37.992,68. (G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia