Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Tenente da PM procurado por tentativa de homicídio se apresenta no DHPP

Apresentou-se na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por volta das 13h30 desta quarta-feira (28), Joacir Justino da Silva, 42 anos, tenente da Polícia Militar indiciado por tentar matar o segurança de um bar do Derby, área central do Recife, com chutes e tijoladas, em dezembro do ano passado. Ele era considerado foragido pela Polícia Civil, uma vez que havia um mandado de prisão preventiva contra ele, sobre o qual o militar estava ciente.

A delegada Andréa Busch chegou ao DHPP no mesmo horário, mas em outro veículo. Os trâmites legais da apresentação foram cumpridos em uma hora e meia e ele seguiu para o Instituto de Medicina Legal, para os exames de praxe. Depois, o militar será recolhido ao Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. Nenhum detalhe a mais foi repassado às equipes de imprensa que aguardavam no local.

O advogado Luiz Ferreira Neto assumiu a defesa do tenente e o acompanhou durante a apresentação no DHPP. "Ontem [terça, 27], quando saiu o decreto preventivo, ele estava na clínica, fazendo o tratamento médico. Hoje, ele veio esponeamente porque a defesa entende que o decreto foi ilegal e tem algumas questões que serão esclarecidas no curso do processo. A defesa está se organizando para tomar a melhor medida necessária, sabendo que, por trás desse todo clamor social sobre o fato, existe um ser humano que precisa de tratamento", disse.

De acordo com o advogado, Joacir está se submentendo a tratamento psiquiátrico. "Já tem histórico de doença mental na família. O irmão já foi diagnosticado com o mesmo CID [Classificação Internacional de Doenças] que ele [o tenente], o F31 [ transtorno afetivo bipolar]. Ele está calmo, sob efeito de remédio, mas veio de livre e espontânea vontade porque entende a sua real situação. Ele mesmo admite que a conduta dele foi extremamente reprovável, mas existe uma série de questões que envolvem aquela prática que serão esclarecidas durante a fase da instrução processual", informou. (G1 PE)

Blog: O Povo com a Notícia