Nos sete primeiros meses de 2014, ano eleitoral, o número de ocorrências registradas de crimes violentos contra o patrimônio (CVP) aumentou 13,6% em relação ao mesmo período de 2013. A categoria inclui roubos a estabelecimentos comerciais, agências bancárias, ônibus, transeuntes, residências e automóveis; sequestros e extorsão mediante sequestro.
De janeiro a julho de 2013, foram registradas 30.800 ocorrências desses crimes. Nos mesmos meses de 2014, houve 34.979 ocorrências. Os dados são da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS).
O maior aumento ocorreu no mês de maio, o mesmo da greve da Polícia Militar, que resultou em saques em toda a Região Metropolitana do Recife. O número de ocorrências saltou de 5.036 em 2013 para 6.198 neste ano. O aumento foi de 23,1%.
TENDÊNCIA – O Blog de Jamildo procurou a SDS para saber a que o Governo do Estado atribui a elevação dos casos de roubos e sequestros. A assessoria do órgão enviou uma resposta do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, em que afirma que a ampliação desses números é uma tendência nacional.
“A segurança pública não é uma ciência exata. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje. No Pacto pela Vida buscamos entender o que está acontecendo e assim mapear os dados e atuar no combate à criminalidade, seja através do policiamento ostensivo, seja pelas ações de inteligência”, afirmou o secretário.
“O aumento nos índices de CVP é uma tendência em todo o país, mas todos os esforços e investimentos estão sendo realizados para garantir a melhora nos indicadores e proporcionar segurança à população pernambucana”, concluiu.
Blog: O Povo com a Notícia