No último dia de 19 novembro de 2015, foram concluídos os trabalhos do Projeto de Revitalização da Praça Elias de Flora (Praça do Vulcão).
O Projeto de Revitalização teve início com a idéia de várias pessoas da comunidade: Dedinha, Socorro e Ramon Paulino, juntamente com Maiara Cristina e Lucineide, os quais buscaram o apoio do Instituto Cultural Raízes e do Instituto da Juventude.
A partir de então tiveram início os trabalhos de limpeza dos canteiros, busca de doações de mudas, pneus e outros materiais.
O Instituto da Juventude, custeou a compra de algumas mudas, bem como adquiriu ferramentas necessárias ao trabalho.
Em seguida, o Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes, Libânio Neto, manteve contato com a Secretaria de Obras do Município, na pessoa do Secretário Adelmo Nunes e do Diretor Severino, que disponibilizaram os pedreiros para os retoques na parte física da praça e, liberaram as tintas nas cores azul e verde, ficando o restante das tintas por conta do Instituto da Juventude.
Outra providência por parte da Secretaria de Obras, foi a limpeza geral da praça, retirando todos os entulhos que ali se encontravam, além de construção de quebra molas nas ruas Eloi Torres de Barros, Travessa Elias de Flora e Rua Elias de Flora, proporcionando mais segurança para as crianças que trafegam nas referidas ruas.
Por sua parte, o Instituto Cultural Raízes, mobilizou a equipe de adolescentes e jovens dos grupos culturais e outras pessoas da comunidade para a realização da pintura da praça.
Todo esse projeto desenvolvido no Bairro do Vulcão é a demonstração concreta que quando a comunidade se junta e busca as parcerias, as coisas acontecem.
"Com todas as ações que são desenvolvidas atualmente pela Comunidade, o Instituto Cultural Raízes com os diversos grupos culturais, o Instituto da Juventude com a Escolinha de Futsal e o atendimento às crianças no Espaço Elias de Flora e, agora com a revitalização completa da Praça, proporciona uma realidade completamente diferente do que fora no passado, tornando o ambiente mais humanizado e construindo cidadania para todos que residem na comunidade e a todos os visitantes", afirma Libânio Neto.
Blog: O Povo com a Notícia