O início das operações regulares
do aeroporto de Serra Talhada irá contribuir para o desenvolvimento do Sertão
de Pernambuco nas regiões do Pajeú, Moxotó, Central e Itaparica. A afirmação é de Manoel Ferreira, diretor da Dix Empreendimentos, empresa
responsável pela administração do aeródromo do município, que deverá começar a
funcionar nos próximos meses com voos da companhia Azul.
Segundo o empresário da Dix, que administra os terminais de Fernando de
Noronha, em Pernambuco, Jericoacoara e Aracati, no Ceará, os aeroportos
regionais, em todo o mundo, são instrumentos fundamentais para fomento da
economia. “A disponibilização do transporte aéreo contribui para que as empresas
ganhem mais produtividade e cria novas oportunidades de negócios, favorecendo,
assim, a geração de empregos”, afirma.
Ele acrescenta que, no caso do terminal localizado em Serra Talhada, esses
benefícios se estenderão para os habitantes dos inúmeros municípios que estão
em seu entorno.
São cidades polo como Floresta, Salgueiro, Afogados da Ingazeira,
Arcoverde e Custódia, entre outros, que passarão a ter ligação não só com o
Recife, mas também com outros estados e com o exterior.
“Serra Talhada possui uma localização geográfica estratégica no Sertão do
Pajeú, que fica entre as regiões do Sertão Central, do Sertão do Moxotó e do
Sertão de Itaparica. Isso fortalece o potencial de criação de um fluxo de
passageiros suficiente para tornar a operação do aeroporto economicamente
viável”, argumenta.
Ferreira afirma, no entanto, que outros fatores também deverão contribuir
para o sucesso do empreendimento, como a oferta de passagens com valor competitivo.
“Além disso, as aeronaves utilizadas devem ter um porte adequado à
demanda, como os modelos do tipo turbo-hélice ATR, com 72 lugares, que possuem
custo benefício compatível com a operação”.
Ele diz que as linhas áreas oferecidas devem ter opções de rota que se
adequem às necessidades dos usuários.
“No caso de Serra, considero essencial a disponibilização de voos de ida e
volta no mesmo dia para o Recife, tendo em vista que será necessário superar a
cultura do usuário já acostumado na utilização do seu automóvel”.
Seguindo as características observadas nos aeroportos regionais dos países
mais desenvolvidos, o terminal de Serra Talhada foi concebido com uma estrutura
funcional adequada ao porte da operação, a qual poderá ser ampliada a partir do
crescimento da demanda.
A estação terá esteira para transporte de bagagem, portal de detector de
metais e equipamento de Raio X para inspeção de bagagem.
Os funcionários que irão operar o terminal já foram contratados pela Dix
Empreendimentos. Todos são de Serra Talhada e já passaram por um programa de
capacitação ministrado por técnicos especializados em segurança de aeroportos.
Data para funcionar: Em outubro, o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira,
destacou o apoio do ministro Maurício Quintella, que, dentre outras
iniciativas, montou uma força tarefa envolvendo a Anac, a Infraero e a SAC,
para conceder o mais breve possível as certificações ao aeroporto, mas até
agora não há data firmada.
Para apressar, prometeu apresentar um terminal provisório com a estrutura
física toda montada, de modo a atender a companhia aérea Azul. Com Maurício
Quintella, o secretário Sebastião Oliveira disse que conseguiu a doação de uma
Estação Meteorológica de Superfície – EMS. Com isso, foi atendida exigência da Azul.
Segundo a secretaria da pasta informou em outubro, para reunir todas as
condições necessárias para receber voos comerciais, o equipamento precisou ser
requalificado. A primeira iniciativa foi adequar a pista de pouso de decolagem
para comportar aviões de maior porte.
“Apenas na pista, o Governo de Pernambuco investiu cerca R$ 7 milhões, com
recursos próprios. No total, serão disponibilizados R$ 35 milhões. dos quais R$
15 milhões são receitas do Estado e o restante do Ministério Transportes.
Montamos um grupo de trabalho. Estamos monitorando tudo de perto. O sonho dos
sertanejos está a cada dia mais perto”, explicou o secretário, então.
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