Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 28 de dezembro de 2019

Barroso diz que combater fake news com a Justiça é fantasia


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse em entrevista a Folha de S.Paulo e UOL, gravado em Brasília, que as decisões judiciais não serão suficientes para combater as fake news nas eleições municipais de 2020. Barroso atualmente é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e estará no comando da corte durante as eleições para as prefeituras, marcadas para outubro. 

“O TSE está tão preparado quanto qualquer instituição no mundo. A internet trouxe uma expectativa positiva de que poderia ser um grande espaço público do debate de ideias no mundo. E ainda tenho esperança que possa vir a ser. Mas neste momento se deixou se contaminar infelizmente por campanhas de desinformação, tradicionalmente chamadas de fake news, campanhas de ódios. O mundo não estava preparado”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com Barroso, combater a fake news com decisão judicial é uma fantasia. “O que o TSE está fazendo? A ideia de que você possa combater fake news por decisão judicial é uma fantasia. Você pode combater eventualmente, retirar uma aqui e outra ali, mas com a difusão, a velocidade e o volume que isso é difundindo, imaginar que possa conter por decisão judicial é como aparar vento. Não vamos conseguir. Não gostaria de criar essa ilusão”. 

Blog: O Povo com a Notícia