Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 30 de agosto de 2020

Petrolina X Caruaru: pra não ser fácil demais em 2020

Adicionar legenda.


Desde que municípios como Caruaru (em 2016) e Petrolina (este ano) passaram a contar com a possibilidade de segundo turno nas eleições, o PSB, que ocupa o governo do Estado, passou a ter mais dificuldade em exercer poder político nesses locais. Em ambos os casos, a estratégia tem sido tentar levar a disputa para o segundo turno.

Em Petrolina, Miguel Coelho (MDB) está reunindo 15 partidos no palanque, apoiado numa aprovação popular que ultrapassa 80% atualmente. A missão por lá, para os aliados do Palácio, é ainda mais complicada porque, apesar de ter os grupos de dois ex-prefeitos (Lossio e Odacy), disputando, os dois não conseguem pontuar o suficiente em pesquisas locais para alongar a eleição. A chance de Miguel vencer no primeiro turno é grande.

A situação de Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru é parecida. A aprovação a ela gira em torno de 75% e pesquisas locais mostram intenção de voto suficiente para encerrar a eleição no primeiro turno. Também no Agreste, a estratégia é tentar alongar a eleição.

Os outros candidatos, em sua maioria, estão em partidos aliados do PSB. É possível que todos sejam candidatos, tentando pulverizar a votação. Mas, não será tarefa fácil. Para o PSB, as cidades são importantes não apenas pelo potencial local.

Os dois gestores, da oposição, caso consigam vitórias acachapantes, tornam-se personagens centrais, já em 2022. (Por Igor Maciel)

Blog: O Povo com a Notícia