Desde o dia 5 de agosto, o Facebook passou a exigir identificação de todos que fazem anúncios na plataforma sobre temas sociais, eleições e política. O procedimento de identificação é complicado e aquele que não o fizer, não poderá mais anunciar. Com a pré-campanha iniciando, muitos políticos e pré-candidatos foram pegos de surpresa. Todo cuidado é pouco e o processo de autorização, que exige CPF ou CNPJ e comprovante de endereço, leva dois dias para ser concluído.
Flávio Holanda, CEO da KNew Estratégia e que atua há 10 anos no mercado de Alagoas, avalia que essas novas regras do Facebook já eram esperadas pelos profissionais. “As agências especializadas em marketing digital já esperavam por essa mudança há um tempo. E já tinham se antecipado a nova proposta, mudando suas estratégias e técnicas de anúncio. A mudança coincidiu com o período de pré-campanha”. Segundo Holanda, os políticos com mandatos também são enquadrados na regra. “Isso vale para todos, não só para quem é candidato. Todo aquele que quiser impulsionar conteúdos sobre política, eleições ou temas sociais, deve ter essa autorização pronta”, conclui.
Para o advogado, Antônio Rafael, que atua na área eleitoral, os pré-candidatos devem ter cautela ao utilizar o recurso. “É preciso ter cuidado ao utilizar esse tipo de impulsionamento nas redes sociais para que não seja configurado abuso de poder econômico. Outros detalhes devem ser levados em conta, como regras básicas para a pré-campanha de se evitar o pedido de voto expresso e a propaganda eleitoral antecipada”, excplica Rafael.
As regras para as eleições de 2020 são claras. Como mostra o artigo Eleições 2020 – Propaganda eleitoral, escrito por Fernanda Caprio: