Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Integrantes do MST ocupam área da Embrapa em Petrolina

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltaram a ocupar, no domingo (14), duas áreas de pesquisa da Embrapa Semiárido, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo o MST, o ato faz parte da “Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária”.

Ainda de acordo com o movimento, 2.400 famílias participam das ocupações em Petrolina. “Em Petrolina nós temos mais de 2 mil famílias que reivindicam as terras do Pontal, que são terras públicas, um perímetro irrigado que o governo está construindo. Essas famílias lutam desde 2007 para que o governo possa dar parte dessas terras para assentamento das famílias que estão acampadas na região”, afirma Reginaldo Martins, integrante do MST.

De acordo com a Embrapa, duas áreas, que são utilizadas como campos experimentais, foram ocupadas. Em 2023, um dos terrenos foi ocupado duas vezes, no mês de julho e abril . No local, segundo a Embrapa, há terras agricultáveis e de preservação do Bioma Caatinga. O espaço de 20 hectares também é destinado à realização bianual de um evento de agricultura familiar e tecnologias para convivência com o Semiárido, o Semiárido Show.

A outra área ocupada pertence à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), mas é utilizada pela Embrapa Semiárido há mais de 40 anos, em regime de comodato.

“O espaço que foi ocupado pelos integrantes do MST corresponde à parte do Campo Experimental de Caatinga destinada ao manejo dos rebanhos, particularmente ao pastejo em área de vegetação natural, associado ao regime de criação extensiva”, disse a Embrapa.

A Embrapa disse em nota que “reafirma seu compromisso histórico com a agricultura familiar e com a produção sustentável de alimentos, está aberta ao diálogo e adotando as medidas cabíveis para solucionar a situação.” (Via: G1)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.