Foi liberado nesta terça-feira (26) o bônus da Usina de Itaipu pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no valor de R$ 1,3 bilhão sendo destinado diretamente a contas de luz.
A medida tem a intenção de abrandar os valores das tarifas para o consumidor. Segundo o jornal O Globo, com a liberação do bônus da Aneel, os descontos nas contas serão aplicados nas tarifas correspondentes a janeiro de 2025.
Conforme projetou a Warren Investimentos, a medida ocasionará uma redução de 0,60 pontos percentuais na inflação de janeiro.
O ofício com a decisão foi enviado na semana passada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A intenção era de aliviar as contas ainda em dezembro desse ano, para tentar controlar a inflação e fazer o IPCA fechar dentro do limite de 4,5%.
"Mais de 78,3 milhões de unidades consumidoras, 97% do total de unidades residenciais e rurais no país em 31/12/2023, serão beneficiadas com um crédito na fatura de energia elétrica de janeiro de 2025", diz a nota da Aneel.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.