A ‘Operação Argento’, deflagrada na manhã desta quinta-feira (14), na Bahia e em outros estados do Brasil, teve como objetivo desarticular um esquema de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, resultando na prisão de um homem em Vitória da Conquista (BA). O suspeito é apontado como um dos principais operadores do esquema criminoso.
A ação, realizada pela Receita Federal com apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Polícia Militar, também cumpriu seis mandados de busca e apreensão.
De acordo com o MPBA, o homem preso seria um dos principais comparsas de Valdeci Alves dos Santos, preso desde abril de 2022. Valdeci, conhecido pelos vulgos de Pintado, Vermelho, Prateado, Colorido ou Tio, é apontado como o líder do esquema de lavagem de dinheiro e chefe de uma facção criminosa. As investigações indicam que ele manteve suas atividades ilícitas por meio de parentes e comparsas de confiança.
Empresas de fachada e investimentos ilícitos
As investigações apontaram que o grupo criminoso realizava a lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada, compra e venda de imóveis de luxo, e ainda adquiriu cavalos de raça. Na Bahia, durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dinheiro, celulares, joias e outros materiais, que serão analisados para aprofundar as investigações.
A ‘Operação Argento’ é um desdobramento da ‘Operação Plata’, deflagrada em fevereiro de 2023, que já havia desmantelado parte da estrutura do grupo. Na ocasião, houve prisões e condenações de vários membros da organização criminosa. No total, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão, com ações também nas cidades de Natal, Caicó, Parnamirim e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte; em São Paulo e Campinas; e em Trairão, no Pará.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.